Qualidade

Merenda das escolas municipais recebe nota 10

Sexta-feira, 15 de abril de 2011

Última Modificação: // | Visualizada 474 vezes


Ouvir matéria

A alta qualidade da merenda servida nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Assis Chateaubriand foi mais uma vez confirmada. Com o objetivo de fiscalizar a qualidade da alimentação dos alunos e a aplicação do dinheiro público, o Conselho de Alimentação Escolar, formado por sete integrantes, representantes da sociedade organizada e governamental, deram “nota 10” à merenda servida aos alunos. “Todos os estabelecimentos de ensino que foram visitados no município estão atendendo as nossas expectativas e exigências. Está tudo dentro do que é pedido”, avalia a presidente do Conselho, Cinara Ribeiro.
Uma vez por mês o Conselho visita uma escola ou um centro de educação infantil (CMEI) da Rede Municipal de Ensino. A escolha do local a ser visitado acontece através de sorteio, assim surpreendendo as escolas. São vários aspectos analisados pela comissão, como, higiene, cardápio, condições de armazenamento de alimentos, prazo de validade, maneira de cozimento e fiscalização como são gastos os recursos para alimentação, provenientes do governo federal. “O conselho é muito importante, porque através dele nós estamos verificando como é gasto o dinheiro destinado à merenda escolar e como as crianças estão se alimentando nas escolas; se está dentro de um cardápio nutricional adequado à idade e para as atividades que realizam”, explica Cinara.
Conforme a nutricionista da Secretária Municipal de Educação, Gisele Coladello Camilo, além da fiscalização, o Conselho possui um serviço público de relevância social. “O nosso objetivo é oferecer uma merenda de grande valor nutricional equilibrado e balanceado, fornecendo nutrientes necessários que contribuem com o crescimento, aprendizagem, rendimento escolar e a formação de práticas alimentares saudáveis de nossos alunos. Também queremos garantir refeições com qualidade higiênica. Para isso, nossas merendeiras recebem regularmente treinamento e capacitações”, frisa a nutricionista Gisele.

Visita
A escola sorteada e que recebeu a visita do Conselho neste mês foi o CMEI Criança Esperança. A Fiscalização aconteceu na última quarta-feira, 14, e o estabelecimento de ensino recebeu a nota máxima. “Eles estão adequados em tudo o que é exigido pelas normas, procurando cumprir metas. Sempre que chegamos aqui está tudo organizado, bem limpo. Os alimentos são sempre bem conservados. As merendeiras sempre buscam preparar alimentos variados para as crianças. A alimentação aqui é muito balanceada, variada, com carnes. Tem até filé de Tilápia na alimentação, coisas que muitas crianças não têm em casa. Aqui elas têm. Também há uma horta, onde são cultivadas verduras e legumes para a própria alimentação das crianças”, detalha a presidente do Conselho, lembrando que, muitas crianças do CMEI têm, muitas vezes, só essas refeições servidas na escola. “É um cardápio onde as crianças contam com quatro alimentações por dia. Temos uma alimentação balanceada, cardápio feito por nutricionistas. Cada idade possui o seu cardápio”, conclui Cinara.
Para a diretora do CMEI Criança Esperança, Rita Cândido de Azevedo, a fiscalização é tida como uma parceira da escola. “Ela só vem a acrescentar na organização da escola.
O Conselho de Alimentação faz todo um diferencial, na fiscalização de verbas, nos recursos, na validade dos alimentos e na higiene”, complementa a diretora Rita.
A representante dos empresários no Conselho, Jucilei Ditter, parabenizou a diretoras e merendeiras pela higiene e variedade na alimentação servida às crianças. “Muitas comem melhor aqui do que na própria casa. Vemos a variedade de frutas e legumes; o balanceamento na alimentação. Quero parabenizar também o trabalho das nutricionistas da Secretaria, que fazem o acompanhamento em todas as escolas, a atenção especial que elas dão. E também o governo municipal pela inclusão dos produtos da agricultura familiar”, conclui Jucilei.

Horta da CMEI esperança Crédito: Aldo Nunes
Legenda: Horta da CMEI esperança

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //