Educação

Brasil Alfabetizado forma mais 220 alunos

Sexta-feira, 15 de abril de 2011

Última Modificação: // | Visualizada 949 vezes


Ouvir matéria

Município se aproxima da erradicação do analfabetismo

O governo municipal, através de Secretaria de Educação, realizou com uma grande festa de formatura dos 220 alfabetizandos da 7º etapa do programa Brasil Alfabetizado e 28 alunos da EJA, Educação de Jovens e Adultos. Com a presença de autoridades, professores e familiares dos formandos, os alunos do programa receberam os certificados em meio a muitas homenagens. No dia 07 passado, a prefeita Dalila José de Mello e o vice-prefeito José Costa fizeram questão de comandar as entregas dos certificados, acompanhados de uma grande mesa de honra, formada por vereadores, secretários, professores e diretoras de escolas.
Em seu discurso, a prefeita lembrou que o Brasil Alfabetizado é um dos seus orgulhos. “É uma alegria enorme, mais uma vez, poder diplomar tanta gente. Alegria maior ainda é saber que esta turma pode ser a última a ser alfabetizada no município, pois atingimos a meta de cidade sem analfabetos. Isso é fantástico; temos que comemorar”, disse Dalila.
José Costa também comentou a meta de se conseguir mais uma conquista. “Ficar livre do analfabetismo é mais uma vitória do nosso governo. Tem o mesmo peso que a conquista do Instituto Federal do Paraná”, comemorou.
A secretária de Educação, Railda Morais da Silva fez um relato da trajetória do Brasil Alfatizado no município. “Chegamos em 2010 a mais de 96 por cento de pessoas alfabetizadas. Em breve vamos receber o selo federal de cidade livre do analfabetismo. Atingimos a meta do Ministério da Educação. É uma superação”, comentou a secretária.
O vereador Nico Mori representou o Poder Legislativo municipal. “A prefeita e todo o pessoal da Educação do município estão de parabéns. Sem dúvida, é motivo de comemorar com alegria. Parabéns a todos os formandos!”, disse Mori.
A coordenadora do programa, professora Dulcinéia Faggian dos Santos, falou em nome da coordenação. “Em meu nome e em nome de minha amiga e companheira de trabalho, Matilde Perusin, queremos manifestar-lhes a nossa alegria e gratidão por termos sido coordenadoras das turmas de educação de Jovens e Adultos que hoje se formam. Sentimos muito orgulho de vocês, pois souberam aproveitar a oportunidade ímpar que a Secretaria de Educação, através da Prefeita Dalila, propiciou a vocês educadores e educandos do Programa Brasil Alfabetizado e da EJA, Educação de Jovens e Adultos deste Município”, discursou.

O programa
O Programa Brasil Alfabetizado e a EJA Educação de Jovens e Adultos representa no município de Assis Chateaubriand um portal de entrada à cidadania para as pessoas que não tiveram acesso à escola, ou que dela foram excluídas, promovendo dessa forma, o acesso a permanência e o sucesso à educação como um direito de todos em qualquer momento da vida, de modo, a fortalecer a educação como instrumento de promoção social, individual e coletivo minimizando e/ou superando assim, as questões de exclusão social.
Acredita-se que dessa forma, o individuo poderá desempenhar com mais eficiência as atividades na sociedade em que está inserida, além de propiciar a oportunidade de expansão de conhecimentos e de dar continuidade nos seus conhecimentos científicos, portanto, este é o propósito da Secretaria de educação desse Município.
As turmas do Brasil Alfabetizado:
Bragantina 2; Engenheiro Azaury 1; Nice 2; Encantado 1; Terra Nova 1; Jardim progresso 5; Igreja São Francisco 2. Total de 220 alunos.
Turmas do EJA:
Jardim Araçá 2; Jardim Progresso 1; Silveirópolis 1; Bragantina 1,; Azaury 1; Encantado 1. Total de 28 alunos.

Dalila se emocionou ao abraçar os diplomados Crédito: Aldo Nunes
Legenda: Dalila se emocionou ao abraçar os diplomados

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //