FGTS

Governo municipal busca solução de dívida antiga

Terça-feira, 19 de abril de 2011

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Problema de 40 anos será solucionado somente agora

Divergências no recolhimento e distribuição dos depósitos de valores do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) dos funcionários públicos municipais levaram o governo municipal de Assis a buscar solução através de um levantamento geral em forma de auditoria. Segundo o diretor do Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura, Sidney Targon, o “Gaúcho”, estas divergências podem existir referentes aos anos de 1967 a 1993. “O município fez um reconhecimento de dívidas, mas é possível que tenha havido confusões nos comunicados à Caixa. A auditoria vai determinar”, afirma.
A Prefeitura vai contratar uma empresa para realizar a auditoria nas contas do FGTS de todos os funcionários, da fundação do município aos dias de hoje. Da mesma forma, o levantamento deverá apontar quem tem direitos não recebidos, pagos ou retidos. “O problema está no cruzamento de dados entre as informações da Caixa e da Prefeitura. O levantamento irá mostrar as divergências de informações que estão prejudicando aproximadamente 450 funcionários”, informa Gauchinho. Ele informa ainda que há contradições entre os dados da Caixa e a Prefeitura. “É preciso saber quem recebeu os direitos e se recebeu corretamente. Pode ser que haja quem tenha mais a receber do que imagina e outros, menos. A auditoria vai dizer onde há erros”, garante Gaúcho.

Força de vontade
Assim que assumiu o primeiro mandato, a prefeita Dalila José de Mello buscou solucionar o problema, pois já o conhecia como vereadora que havia sido durante 16 anos. Porém, somente agora foi conseguido um trabalho de parceria com a Caixa Econômica para um trabalho de auditoria. “Os prefeitos passados poderiam ter feito o que estamos fazendo agora para solucionar o problema. Não fizeram por falta de vontade política”, disse Dalila, ainda no primeiro mandato.
Na manhã de ontem, 17, o governo municipal finalizou o processo de licitação que determinou a empresa que irá realizar a auditoria, saindo vencedora por melhor atender os quesitos necessários, Scherer Assessoria Empresarial Ltda., de Marechal Cândido Rondon. Estavam presentes, a secretária chefe de gabinete, Mariza Balsan; o assessor técnico, Flávio Frighetto, equipe do RH da Prefeitura; a representante do Sindicato dos Servidores, Josefa da Hora Trovo e as  representantes dos aposentados e pensionistas, Elza Feix Cantóia, Neiva Maria Pimenta e Nelcy Marochio. O próximo passo agora é a formalização de contrato.
Para o prefeito em Exercício, José Costa, essa auditoria vem fazer, acima de tudo, justiça para com o funcionalismo. “Os servidores que se sentem prejudicados terão nesse trabalho um apoio verdadeiro e uma prova real da transparência do nosso governo e, da preocupação com o bem estar daqueles que colocam na prática a administração de um município. Essa licitação é também uma garantia de que estamos respeitando os direitos dos funcionários do município nos dias de hoje, para que eles não tenham problemas no dia de amanhã”, afirmou Costa.
Segundo o representante da empresa vencedora da licitação, Cesar Luis Scherer, a auditoria irá determinar os valores recolhidos e o que a Caixa Econômica mantém retido. Ele diz ainda que o prazo para o final desse trabalho de auditoria vai variar. “Se o banco de dados da Prefeitura puder ser usado no todo, em poucos meses teremos uma posição de valores e de nomes a creditar. Caso contrário, precisaremos de no mínimo seis meses para uma solução final”, afirma.
Gauchinho disse também que o processo de auditoria deverá passar pela homologação do Ministério do Trabalho e Emprego.

Costa: Essa auditoria vem fazer, acima de tudo, justiça para com o funcionalismo Crédito: Aldo Nunes
Legenda: Costa: Essa auditoria vem fazer, acima de tudo, justiça para com o funcionalismo

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