Gripe A

Assis abre Vacinação contra a Influenza

Terça-feira, 26 de abril de 2011

Última Modificação: // | Visualizada 187 vezes


Ouvir matéria

Objetivo é vacinar quase 6.500 pessoas

A secretaria Municipal de Saúde de Assis Chateaubriand, através do Setor da Vigilância Epidemiológica, iniciou ontem, 25, a 13ª Campanha de Vacinação Contra a Influenza 2011. A vacinação se estenderá até 13 de maio, sendo que o dia 30 de abril (sábado), é marcado como o Dia de Mobilização Nacional.
Nessa campanha, além dos idosos com 60 anos e mais de idade, a vacina está sendo oferecida também para crianças na faixa etária de 6 meses a menos de 2 anos e, ainda,  às gestante.
Todos os oito postos de Saúde estão oferecendo a vacina Influenza, inclusive no sábado dia 30.
Segundo a enfermeira Julia Ishii, do setor de Vigilância Epidemiológica, a meta da Campanha é vacinar 561 crianças na idade de 6 meses a menos de 2 anos; 320 gestantes e 5.585 idosos, num total de 6.466 pessoas, que representam menos de 80 % dos grupos elegíveis para a vacinação.
Júlia explica ainda que todas as crianças de 6 meses a menos de 2 anos, que receberem a vacina Influenza sazonal pela primeira vez, devem receber 2 doses com intervalo de 30 dias. “A vacinação de mulheres grávidas contra Influenza é segura e indicada pelo Ministério da Saúde e FEBRASGO [federação de ginecologia e obstetrícia], para as gestantes em qualquer idade gestacional”, diz.
A enfermeira alerta que não devem tomar a vacina Influenza Sazonal, as pessoas com história de reação anafilática prévia, ou alergia severa relacionada ao ovo de galinha e seus derivados, assim como qualquer componente da vacina.

A doença
A Influenza é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta, por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar, ou de forma indireta, pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.
A doença pode se apresentar desde uma forma leve e de curta duração até formas clinicamente graves e complicadas. Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar e cefaléia. A vacinação pode reduzir entre 32% a 45% do número de hospitalizações por pneumonias, e de 39% a 75% da mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60%, e o risco global de hospitalização e morte em cerca de 50% a 68%, respectivamente.

A Influenza é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório Crédito: Aldo Nunes
Legenda: A Influenza é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //