Qualidade em Assis

Merenda escolar municipal direto da roça

Terça-feira, 21 de junho de 2011

Última Modificação: // | Visualizada 1373 vezes


Ouvir matéria

Agricultura Familiar beneficia produtor, escola e aluno

Implantada há cerca de um ano na merenda das escolas da Rede Municipal de Ensino, o programa Agricultura Familiar está dando bons frutos ao levar alimentos orgânicos e de qualidade às mesas dos alunos. Além de deixar mais saudáveis as merendas das crianças, o programa beneficia 16 pequenos produtores do município de Assis Chateaubriand.
Os alimentos adquiridos diretamente dos agricultores familiares destinados à Merenda Escolar respeitam os hábitos alimentares regionais e a situação do mercado local.
Conforme a nutricionista da Secretária Municipal de Educação, Gisele Coladello Camilo, uma alimentação saudável deve ser incentivada e praticada desde a infância, período que constitui a base de formação do ser humano. “Com a compra desses alimentos de ótima qualidade e procedência, temos a possibilidade de oferecer uma alimentação completa, com todos os nutrientes essenciais para o desenvolvimento da criança, pois são alimentos frescos, ricos em vitaminas, minerais e fibras alimentares para os alunos. O programa tem como objetivo atender as necessidades nutricionais durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis”, explica a profissional Gisele. Ela ainda completa que a alimentação no município de Assis Chateaubriand é tratada com respeitos aos alunos.
A secretária municipal de Educação, Railda Moraes, destaca que todos saem ganhando com o programa. “Os agricultores incrementam sua renda; os alunos recebem uma alimentação mais gostosa e saudável, os recursos gerados no processo de compra ficam no município, há um estímulo à permanência dos agricultores no campo, valorização da produção regional e resgate da cultura do meio rural. Para nós é um motivo de orgulho essa parceria entre os agricultores e a merenda escolar. Tenho certeza de que este resultado só vai aumentar trazendo benefícios para os alunos, agricultores e a economia do município”, destaca Railda.
O programa possui uma importante função: com ele, os pequenos agricultores conseguem se manter no campo. “O programa é a principal fonte de renda da nossa Associação de Mulheres do Encantado do Oeste. Está dando emprego pra oito mulheres. Se não fosse esse programa, a realidade da Associação seria outra: já teríamos fechado. Fico muito contente em chegar nas escolas e ver a fartura”, conta a produtora Valdice Cagaro.
Para o produtor Francisco Vieira Martins Neto, o programa é uma maneira de agregar valor na propriedade e também para se manter no campo. “Com apenas soja ou milho, o pequeno agricultor não consegue sobreviver. Só diversificando consegue se manter. Acho interessante esse projeto. Se todo governo fosse esperto, faria isso, porque ele faz o dinheiro circular dentro da cidade. Isso é muito bom para o município. Estou muito contente em participar do programa”, destaca Neto.
Célio Tozi conta que o dinheiro vindo do programa representa grande parte de sua renda. “A gente toca pouca terra e não tínhamos renda. Com a diversificação, a gente se mantém no campo, produzindo, graças ao programa”, destaca.

Neusa Maria Francisco, 9 anos, 4º ano, aluna da Escola Municipal Heitor de Alencar Furtado:  Sempre tem saladas aqui na escola e eu como muito. Gosto e acho uma coisa muito boa pra gente. Também gosto de comer frutas aqui na escola. Saladas e frutas são m Crédito: Aldo Nunes
Legenda: Neusa Maria Francisco, 9 anos, 4º ano, aluna da Escola Municipal Heitor de Alencar Furtado: Sempre tem saladas aqui na escola e eu como muito. Gosto e acho uma coisa muito boa pra gente. Também gosto de comer frutas aqui na escola. Saladas e frutas são m

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //