Preocupação social

Prefeitura quer solução para moradores de rua

Sexta-feira, 01 de julho de 2011

Última Modificação: // | Visualizada 452 vezes


Ouvir matéria

Governo municipal convoca reunião para discutir o problema

O Governo municipal de Assis, através da Secretaria de Assistência Social de Assis, por meio do CREAS, convocou vários representantes da sociedade organizada para discutir o problema dos moradores de rua, cujo número tem aumentado consideravelmente nos últimos meses. O problema foi debatido na manhã de quarta-feira, 29, em reunião comandada pela secretária de Assistência Social, Josiane Sakai, que contou com a presença do promotor público da Vara da Família, Marcelo Pato Cunha e do vice-prefeito José Costa. Também estavam o comandante da PM em Assis, capitão da Alexandre Balbino; a vereadora Regina Maura Pinto Pereira; a coordenadora do CREAS,  Raquel Fragoso e membros das equipes da Saúde, CRAS e CREAS.
O objetivo principal do encontro foi iniciar um direcionamento de alternativas para a situação.
A secretária Josiane Sakai explica que o Governo de Assis está atento a esta situação há muito tempo e que provocou a reunião para discutir o assunto porque o número de andarilhos e moradores de rua tem aumentado muito nos últimos meses. “Não temos como solucionar de uma hora para outra um problema que tem a idade do município e que não existe só em Assis. É um problema mundial. Através do CREAS, nós acompanhamos essa população de rua. Se fosse apenas uma questão de encaminhamento para atendimento, não seria tão difícil. Ocorre que muitos deles não querem sair das ruas. Só mesmo quem lida diretamente com o problema é que sabe o que acontece.
O vice-prefeito José Costa explicou que a cidade possui um Albergue, mas que sua função não se estende ao atendimento de moradores de ruas. “O albergue é uma casa de apoio para pessoas, famílias, em necessidade momentânea; gente em viagem ou que perdeu o teto de uma hora para outra. O problema do andarilho é diferente. Ele precisa de um atendimento diferenciado que o albergue não tem estrutura para oferecer, pois necessita de atendimento psicológico, além do socorro material. Muitos têm famílias na cidade. Então, é uma realidade que foge dos propósitos da Casa Albergue. Temos que atender a essas pessoas, sem dúvida, mas em um lugar específico, por isso estamos discutindo o assunto com mais profundidade”, disse Costa.
O capitão Alexandre Balbino contou que a Polícia recebe constantemente pedidos da população para atender ocorrências que envolvem andarilhos e moradores de rua. “Somos sempre acionados, mas não temos um lugar apropriado para recolhê-los”, afirmou, explicando ainda que, quando não se trata de crime, não há como resolver a situação, sem ser com medidas paliativas.
O promotor Marcelo Cunha também afirma que uma solução imediata não existe. “O que buscamos é uma casa específica para acolher esses moradores, com tratamento especial para cada caso. O tempo vai encaminhar para uma solução”, salienta.

Saídas para o problema
Durante a reunião, a equipe do CREAS fez uma explanação do trabalho que vem realizando no atendimento aos moradores de rua. A coordenadora Raquel explicou que o atendimento inicia com a abordagem nas ruas, análise imediata de cada caso e os encaminhamentos para os departamentos competentes de saúde, justiça, CRAS e até mesmo albergue. “Dependendo do caso, nós buscamos contato com familiares e se preciso, fornecemos passagens para os que não são do município”, conta Raquel.
Como medida prática, cogitou-se a implantação de uma casa de passagem no município para atendimento diuturno a esse público de rua. A secretária Josiane disse que sua Secretaria também entrou em contato com a Igreja Católica para conversar sobre o assunto. “Nós precisamos de parceiros para essa luta e a igreja é grande parceira nesse problema. Através do CREAS, vamos desencadear através da imprensa, também nossa parceira, os esclarecimentos sobre atendimentos prestados e como a sociedade chateaubriandense pode auxiliar neste trabalho, de maneira responsável, evitando a prática de dar esmolas, por ser uma situação que exige cautela e ações para muito além de tal ato.

Secretaria do Social reuniu vários segmentos da sociedade Crédito: Aldo Nunes
Legenda: Secretaria do Social reuniu vários segmentos da sociedade

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //