Saneamento

Solução para esgoto da Delegacia está próximo

Segunda-feira, 11 de julho de 2011

Última Modificação: // | Visualizada 258 vezes


Ouvir matéria

Pedido da prefeita à Polícia Civil do Estado foi atendido

A Sanepar vai construir uma estação elevatória para coletar o esgoto da delegacia de polícia de Assis Chateaubriand. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (6) pelo gerente-geral da Sanepar, Renato Mayer, à prefeita Dalila José de Mello, no Gabinete da Prefeitura.
O serviço que a Sanepar irá realizar é fruto de um pedido que a prefeita Dalila fez pessoalmente em Curitiba, aos delegados, Francisco Costa, delegado geral adjunto e Júlio Cezar Reis, delegado divisional, do Departamento da Polícia Civil do Estado do Paraná. No final de maio passado, a prefeita conseguiu a promessa dos delegados estaduais, de que o problema seria resolvido. No mesmo encontro, os delegados entraram em contato com a Sanepar, para uma parceria com o objetivo de resolver o problema. “Nós temos tentado ao longo do tempo ajudar na solução do problema, perfurando novas fossas, por conta do município, mesmo sem ser nossa responsabilidade, mas isso não resolve. A situação chegou ao limite máximo, por isso fomos buscar ajuda em Curitiba, já que a Delegacia é problema do Estado. Lá, fui muito bem recebida pelos delegados, que se prontificaram a tomar uma providência rápida e necessária”, afirmou Dalila, assim que voltou da viagem à capital.

A solução
O sistema de esgoto interno da unidade de Polícia está localizado abaixo da rede coletora de esgoto, o que não permite a coleta por gravidade. Além disso, a área não comporta mais a perfuração de fossas sépticas. Para resolver o problema, a Sanepar elaborou projeto emergencial para dar solução ao problema. “Com a obra vamos atender a reivindicação dos moradores da região e do município e impedir que o esgoto volte a transbordar nas vias públicas ou cause dano ambiental”, disse Renato.
O gerente disse que em 60 dias os equipamentos de bombeamento deverão entrar em funcionamento. A bomba vai recalcar todo esgoto e transpor para a rede coletora e, de lá, será enviado para a estação de tratamento. A prefeita comemorou a decisão e se mostrou satisfeita com a solução apresentada.

Encontro de equipes
Além do encontro com a prefeita Dalila, os técnicos da Sanepar se reuniram com a equipe do Núcleo Gestor da Cidade, que envolve as secretarias de Obras e a de Serviços Urbanos, para fornecer dados e informações referentes aos sistemas de abastecimento e de esgotamento sanitário do município.
A prefeitura está elaborando o seu Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), que contempla o abastecimento público, os serviços de coleta e tratamento de esgoto, resíduos sólidos e recursos hídricos. Participaram do encontro, pelo município de Assis, o secretário Roberto Fabiano Ferreira da Costa, o engenheiro Israel Devecchi e o arquiteto Carlos Erasto Alves, que fazem parte da comissão responsável pelos levantamentos técnicos, diagnóstico e finalização do Plano. (Da Assessoria, com informações da AEN).

Renato, da Sanepar: Em 60 dias os equipamentos de bombeamento deverão entrar em funcionamento Crédito: Aldo Nunes
Legenda: Renato, da Sanepar: Em 60 dias os equipamentos de bombeamento deverão entrar em funcionamento

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //