Assis

Aterro Sanitário garante segurança e dignidade

Quinta-feira, 29 de março de 2012

Última Modificação: // | Visualizada 849 vezes


Ouvir matéria

Governo disponibiliza trabalho, alimentação e transporte

Em funcionamento desde setembro do ano passado no Aterro Sanitário, a Usina de Reciclagem abriga a Associação de Catadores de Material Reciclável (ACAMAR), composta por 16 associados. Mantida pelo município, além de preservar o meio ambiente, a unidade garante mais segurança e dignidade aos catadores de reciclável, tirando os trabalhadores das ruas, oferecendo gratuitamente transporte e alimentação. 
Conforme a coordenadora do Aterro e da Coleta Seletiva, bióloga Maghaly Pereira de Farias, hoje, na Associação, os trabalhadores de coleta têm mais comodidades. “Eles contam com um barracão, refeitório, banheiros, prensa e vendem o próprio material. Sendo uma associação, o preço a que eles vendem é o dobro que um catador comercializa, pois tira atravessadores e intermediários. É a valorização dos trabalhadores, os deixando em um lugar mais seguro e oferecendo assistência. Nas ruas, eles não teriam todo essa assistência que a Prefeitura oferece; passariam por perigo empurrando carrinhos, no sol e na chuva”, garante.
O material separado pelos catadores chega até o Aterro Sanitário através de carretas coletoras, que funcionam junto com dois caminhões de lixo e com os resíduos da coleta normal. Em breve, novas carretas serão compradas pela Prefeitura e vão acompanhar todos os caminhos do lixo, auxiliando na separação do lixo reciclável.

Assis saiu na frente
Antes mesmo que entrasse em vigor a cobrança da lei que obriga os municípios a darem destinação correta ao lixo, o governo municipal atual deu início ao projeto do Aterro Sanitário. Segundo a prefeita Dalila José de Mello, foi uma iniciativa que poucas cidades tomaram por conta própria, sem pensar como simples obrigação, mas sim como atitude para com o bem estar da população, cuidando do meio ambiente, ao mesmo tempo em que cuida do trabalhador que vive da recolha de recicláveis. “O ser humano em primeiro lugar; com isso pensamos duas coisas: O homem e o lugar onde ele vive, proporcionando mais dignidade a todos”, complementa.

Apoio total
A Prefeitura oferece transporte gratuito aos trabalhadores. O expediente começa às 7h e vai até às 16h. Cada associado desenvolve uma função na Usina. Enquanto alguns separam manualmente o material reciclável do lixo orgânico, outros já vão prensando para a comercialização.

Alimentação gratuita
São servidas três refeições diárias: café, almoço e lanche da tarde; sem nenhum custo aos catadores, oferecido pelo Governo Municipal. “Buscamos dar uma melhor qualidade de vida aos catadores; uma vida digna, pois eles merecem esse apoio. A prefeita Dalila José de Mello entendeu esse trabalho, a importância de dar o apoio a eles. A gente sabe que esse apoio dela é forte, vigor e força”, completa Maghaly.

Novos associados
Os catadores que querem trabalhar na Usina de Reciclagem devem entrar em contato com a Associação, que funciona no Aterro Sanitário. Após o pedido de adesão há uma votação pelos membros para a aceitação do novo associado. Depois de aprovado, o novo membro da equipe começa a trabalhar com a Associação. O candidato deve comprovar que é catador na rua.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //