Educação

Assis promove reeducação alimentar nas escolas

Segunda-feira, 16 de abril de 2012

Última Modificação: // | Visualizada 667 vezes


Ouvir matéria

Alunos aprendem valores nutricionais e a comer verduras

A Secretaria Municipal de Educação está promovendo em todas as 14 escolas da Rede Municipal um projeto de reeducação alimentar, onde os alunos experimentam verduras, legumes e frutas. Os trabalhos começaram no dia 27 de março, na Escola Mercedes Carrilho e segue durante o mês de abril.
Os alunos também aprendem os valores nutricionais dos alimentos, com palestras. Os trabalhos são orientados pela nutricionista da própria Secretaria de Educação, Gisele Coladello Camilo, e participam todos os alunos da Rede. “Esse projeto visa alimentação saudável nas escolas, favorecendo bons hábitos alimentares, estimulando os alunos a experimentarem verduras, legumes e frutas. Muitos deles nunca comeram e dizem que não gostam. Esse projeto é para degustação, sentir o prazer do alimento natural”, destaca a nutricionista. Gisele conta que os resultados já estão aparecendo. “Nós iniciamos os projetos para favorecer o hábito nas escolas e vem tendo uma grande melhora no consumo de verduras”, complementa.
Conforme a diretora da Escola Mercedes Carrilho, Nadir Pereira de Oliveira Guedes, há uma preocupação muito grande em relação à alimentação dos alunos, pois muitos só fazem uma refeição completa na escola. “Preocupamos-nos em servir o melhor para as crianças. Algumas crianças vão estudar, muitas vezes, até mesmo com fome. A importância desse projeto é trazer alimentação adequada para as crianças. Muitas não têm isso em casa. Através de projetos anteriores, muitos de nossos alunos gostaram desses alimentos, tanto que não temos mais dificuldades”, relata. A diretora diz que já houve um aumento significando no aumento do consumo de verduras, legumes e fruta na escola. “Antes, as merendeiras serviam verduras e eles [alunos] não comiam. Temos observado que tem melhorado bastante a alimentação e a aceitação das crianças para comerem esses alimentos. Temos preparados pratos coloridos para incentivar. Tínhamos também muitas crianças obesas. Através desse projeto melhorou bastante”, conclui Nadir.
A secretária de Educação, Railda Morais, disse que investir na merenda escolar é prioridade do governo municipal. “A inclusão de alimentos direto do produtos na alimentação das crianças nas escolas é um dos nossos grandes projetos que completam a merenda. Portanto, é um conjunto de projetos que se complementam sob os cuidados dos nossos profissionais constantemente capacitados”.

Nutricionista Gisele: Esse projeto é para degustação; sentir o prazer do alimento natural Crédito: Aldo Nunes
Legenda: Nutricionista Gisele: Esse projeto é para degustação; sentir o prazer do alimento natural

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //