Merenda

Centro de Nutrição Escolar do Paraná visita Assis

Terça-feira, 05 de junho de 2012

Última Modificação: // | Visualizada 427 vezes


Ouvir matéria

Nutricionistas percorrem escolas municipais e promovem capacitações

Um grupo de Nutricionistas do Centro Colaborador em alimentação e Nutrição Escolar do Paraná (Cecane), que é vinculado à Universidade Federal do estado, esteve de 21 a 29 de maio no município de Assis Chateaubriand. As profissionais do Centro se reuniram com os responsáveis pela merenda escolar, visitaram escolas e realizaram capacitações.
A visita não foi de caráter fiscalizador, mas de observações, coleta de dados e apontamentos de possíveis problemas na logística da merenda escolar na Rede Municipal de Ensino. “Tudo aqui está dentro do previsto. Só algumas observações, que passamos para as responsáveis. Também levantamos dados para o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação)”, detalha a nutricionista do Cecane, Renata Slompo.
Nas visitas às escolas, Renata revela que o grupo ficou impressionado com as hortas orgânicas encontradas nas instituições de ensino do município. “Estão de parabéns. É muito difícil a gente encontrar hortas nos demais municípios onde visitamos. A interação com as crianças também. Elas sabem tudo sobre a horta”, ressalta Renata.
No dias 28 e 29 de maio foram realizadas capacitações no Centro de Convivência do Idoso. No primeiro dia, com membros dos conselhos de Alimentação escolar, de nove municípios da região, somando 40 pessoas. “Falamos do Programa Nacional de Alimentação Escolar e Controle Social, incluindo o próprio conselho, orientações e sobre a qualidade da alimentação escolar”, explica a nutricionista, Juliana Guedes.
No segundo dia foi a vez das merendeiras receberem capacitação. Mais de 80 cozinheiras, de oito municípios da região receberam o treinamento. “Trabalhamos também o Programa Nacional de Alimentação Escolar, importância do trabalho das merendeiras, direito humano a uma alimentação adequada, boas práticas de alimentação, recebimento e armazenamento de alimentos, preparo e distribuição às crianças, higiene, produção de cardápios e doenças”, detalha Juliana, que contou com o auxílio da também nutricionista, Andréia Brasil.
Conforme a nutricionista da Secretária Municipal de Educação, Gisele Coladello Camilo, ressaltou a importância da visita do Cecane em Assis Chateaubriand. “Elas tiveram uma visão geral de como estamos atuando para o bem estar de nossos alunos. Auxiliando para que possamos efetuar um trabalho cada vez melhor na qualidade da merenda que são servidas aqui em Assis”, conclui.

Nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Gisele: Cecane auxilia para que, cada vez mais possamos melhorar a qualidade da merenda que são servidas nas nossas escolas Crédito: Aldo Nunes
Legenda: Nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Gisele: Cecane auxilia para que, cada vez mais possamos melhorar a qualidade da merenda que são servidas nas nossas escolas

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //