Assis

Saúde faz palestra para funcionários da Coamo

Segunda-feira, 02 de julho de 2012

Última Modificação: // | Visualizada 231 vezes


Ouvir matéria

A Secretaria de Saúde promoveu no dia 15 passado, nas dependências da Coamo de Bragantina, uma palestra aos funcionários daquela empresa sobre a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT), com o título “Acidentes Mais Comuns na 3° Idade e na Infância, ministrada pela enfermeira Francielly Batista Fernandes, que atua nas Unidades Básicas de Saúde do Distrito de Bragantina e Encantado D’ Oeste.
O tema abordado incluiu quedas, sufocamento ou asfixia, cortes, afogamento e envenenamento. Os conteúdos principais foram os primeiros cuidados no ato do acidente e principais formas de prevenção. Dentre os acidentes mais comuns na terceira idade e na infância, as quedas e os cortes, que são os mais freqüentes.
Segundo Francielly, as quedas constituem a primeira causa de acidentes em pessoas acima de 60 anos. “No Brasil, 30% dos idosos caem ao menos uma vez ao ano e 20% das quedas resultam em fraturas ou ferimentos importantes. Na infância, segundo especialistas e de acordo com o Ministério da Saúde as quedas são muito comuns, principalmente quando a criança fica sozinha por alguns momentos”, destaca ela.
Falando aos funcionários, a funcionária evidenciou que as quedas podem ser causadas principalmente por problemas de saúde que interfiram no equilíbrio e na percepção do indivíduo ou ser decorrentes de causas externas que incluem: calçadas em mau estado de conservação; adaptação inadequada dos meios de transporte; falta de sinalização e dificuldade de acesso por pessoas deficientes; presença de escada sem apoio nas residências, tapetes que não são antiderrapantes, falta de barras de segurança principalmente nos banheiros, iluminação inadequada, objetos e móveis deixados no trajeto usual do idoso e da criança, entre outros.
Prosseguindo, Francielly falou sobre ferimentos. “São lesões que envolvem as partes superficiais da pele. Os cortes são provocados por objetos cortantes como facas, lâminas, vidros quebrados, as beiradas de folha de papel, mordidas, entre outros”, destacou.
Quantos aos primeiros socorros, a palestra destacou os cuidados que se deve ter: Limpar a ferida com água corrente e sabão, observe se o ferimento está sangrando, se estiver, comprima o local da lesão, com uma gaze. Ao comprimi-la, acelera-se o processo natural de coagulação do sangue. Em seguida, aconselha-se desinfetar o ferimento com medicamento anti-sépticos que previnem a infecção e ajudam na cicatrização da pele, procure a unidade de saúde mais próxima para avaliação da extensão do ferimento e conduta adequada se necessário.

Enfermeira Franciely falou aos funcionários da empresa, dos perigos dos acidentes de trabalho e em casa Crédito: Aldo Nunes
Legenda: Enfermeira Franciely falou aos funcionários da empresa, dos perigos dos acidentes de trabalho e em casa

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //