Conquista

Assis é escolhida para ter o Programa Cidade Digital

Quarta-feira, 04 de julho de 2012

Última Modificação: // | Visualizada 627 vezes


Ouvir matéria

Município contemplado entre as 80 cidades selecionadas no país

O município de Assis está comemorando mais uma grande conquista ao ser escolhida pelo governo federal para implantar na cidade o Programa Cidade Digital. A lista foi divulgada ontem e contempla apenas 80 municípios em todo o Brasil. Na região oeste do Paraná vão receber o benefício somente Assis, Toledo e São Miguel do Iguaçu. Em toda a região Sul do país, apenas 14 municípios foram incluídos na lista de beneficiados com o programa.
O Projeto Cidade Digital visa a comunicação, integração e gerenciamento da rede de dados de secretarias, autarquias, órgãos públicos e inclusão digital da população, aliado à economia. Vai abranger as áreas de Administração, Segurança Patrimonial, Saúde e Educação, através de uma rede de computadores interligadas por fibras óticas, entre o Paço Municipal, escolas, Casa da Cultura, Centro de Eventos e o Ginásio de Esportes.
A prefeita Dalila José de Mello soube da escolha da cidade dentre os 80 municípios contemplados no país na manhã de ontem, em Curitiba, onde se encontra em viagem de assinaturas de convênios para a construção de mais casas populares. “Esse é o resultado de um projeto bem elaborado pelo nosso pessoal técnico. Estamos há meses trabalhando nisso. É uma grande conquista para Assis, pois estamos entre os poucos municípios contemplados com um presente do governo federal que vai facilitar a vida dos munícipes, oferecendo internet gratuita, sem fio, em vários pontos da cidade”, comemorou Dalila.
O projeto foi feito pelo próprio município e apresentado ao governo federal para concorrer a uma vaga de inclusão, sendo aprovado em todos os quesitos. O responsável pela elaboração é o analista de sistema Fernando Lima Alves. “Valeu a pena a gente se debruçar de corpo e alma nesse projeto. Estou muito feliz com essa aprovação”, comentou.
Fernando explica que o “Cidade Digital” vai revolucionar o trabalho do atendimento ao munícipe, do professor e do dia a dia nas escolas e demais entidades, órgãos, e departamentos da Prefeitura. “O Programa vai aproximar ainda mais o munícipe da administração municipal”, garante.
De acordo com o Ministério das Comunicações, Cidade Digital é aquela que apresenta, em toda sua área geográfica, infra-estrutura de telecomunicações e Internet, tanto para acesso individual quanto ao público, disponibilizando à sua população informações e serviços públicos e privados em ambiente virtual.
A primeira fase do projeto deve ser implantada ainda neste ano.

O que fará o “Cidade Digital”
Interligação de todas as secretarias, autarquias e/ou órgãos do governo:
b. Inclusão Digital – Interligação de espaços públicos como praças e assentamento para conexão de internet para população, principalmente a carente;
c. Segurança Patrimonial – A partir da integração das escolas, posto de saúde, depósito de merenda, será possível integrar no futuro com o sistema de monitoramento patrimonial salvaguardando o patrimônio público;
d. Saúde – Integrar todos os sistemas que envolvem o atendimento na área da saúde aos munícipes e a população em geral;
e. Educação – Conectar redes de ensino, levando a Internet e sistemas educacionais no intuito do aperfeiçoamento do ensino escolar e integração aos sistemas estaduais e federais do ministério da educação;
Vai prover todas as escolas municipais com acesso à rede mundial de computadores – Internet, disponibilizar acesso a bibliotecas virtuais, utilizar o sistema de forma eficiente visando à fixação do aprendizado adquirido em sala de aula. Possibilitar aos pais serviços de matriculas, consultas diversas, freqüência, notas, avisos, entre outras informações. Este sistema esta em fase de aquisição deverá integrar todas as escolas, creches e CRAS, com integração do transporte escolar, merenda, bem como processo de treinamento e ensino a distância.
Inclusão Digital – Prover acesso gratuito a população carente em banda larga a rede mundial de computadores – Internet, visando aproximar o facilitar a comunicação com todos os órgãos municipais e aproximar a administração do munícipe.
Fibra ótica - A Fibra ótica é um filamento de vidro ou de materiais poliméricos com capacidade de transmitir luz. Tal filamento pode apresentar diâmetros variáveis, dependendo da aplicação, indo desde diâmetros ínfimos, da ordem de micrômetros (mais finos que um fio de cabelo) até vários milímetros.
Wi-Fi - O termo Wi-Fi, abreviação de Wireless Fidelity, ou fidelidade sem fios, atualmente é a tecnologia mais utilizada por equipamentos móveis, seja com placas internas ou externas, conectados a partir de uma estação base, ou ponto de acesso, ou conhecido também como “hotspot”, é possível ter acesso à Internet em alta velocidade, em um raio de que pode chegar a vários metros.

Uma segunda fase do projeto, previsto para ser implantada logo a pós a fase inicial, vai tratar de Segurança Pública e Saúde

Segurança Pública – Implantar um moderno e eficiente sistema de monitoramento patrimonial com as mais modernas câmeras de CFTV - Circuito Fechado de TV, para aumentar a sensação de segurança dos bens da cidadania, aumentar a eficiência da Guarda Municipal e Polícia Militar, transformando as ações de combate ao crime uma forma mais preventiva e eficiente. O sistema de vídeo monitoramento poderá interagir com o atual sistema de forma que o legado não seja descartado, agregando ainda mais valor a solução.
Saúde – Modernizar toda a rede municipal de saúde com um robusto sistema de informações aperfeiçoando o atendimento médico a população, melhorar a recepção aos usuários, compartilhar todos os recursos profissionais, pessoais e materiais de todos os postos de saúde. Este é maior sistema do Município em fase de substituição, com prontuário único atendendo a saúde básica e hospitais com integração em todos os serviços SADT’s (Serviço de Apoio ao Diagnóstico Terapêuticos). Integração farmácias com programas de distribuição de medicamentos.

Fernando Alves: A prefeita nos pediu um projeto pra ganhar uma vaga. Conseguimos; valeu muito tanto esforço Crédito: Aldo Nunes
Legenda: Fernando Alves: A prefeita nos pediu um projeto pra ganhar uma vaga. Conseguimos; valeu muito tanto esforço

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //