Assis

Escola do Nice utiliza horta orgânica na educação dos alunos

Quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Última Modificação: // | Visualizada 818 vezes


Ouvir matéria

Inovar o modo de ensinar. É isso que as escolas municipais de Assis Chateaubriand estão buscando fazer. Com uma proposta pedagógica diferente, a Escola Municipal do patrimônio Nice está colhendo bons frutos. A instituição de ensino há mais de um ano está utilizando a horta orgânica da escola como uma nova ferramenta de ensino. No espaço, com um contato direto com a natureza e hortaliças, os alunos aprendem lições de cidadania, meio ambiente e matemática, pois fazem a metragem das áreas a serem plantadas. São ensinados às crianças também os valores nutricionais dos alimentos.
Os estudantes aprendem a preparar o solo, plantar e a colher. O resultado da horta eles conferem na hora da merenda, onde degustam o alimento produzido por eles próprios. Além dos conteúdos acadêmicos, os alunos também aprendem a cuidar de uma horta orgânica, sem uso de agrotóxicos. São técnicas que ultrapassam os muros da escola e os alunos levam para casa, ensinando aos familiares e vizinhos em como terem uma horta sem o uso de venenos. “Este projeto surgiu da necessidade em ensinar as crianças a cultivarem e a terem amor à natureza, trabalhando a terra. Ensinamo-los a reaproveitar tudo: resto de alimentos, cascas, folhas e a fazerem reciclagem, pois utilizamos garrafas PET na demarcação da horta”, detalha a diretora da escola e coordenadora do projeto, professora Nair Alves Bem Carlos.
A diretora conta que, com o projeto, as queimadas na comunidade diminuíram cerca de 90 por cento, “Chegava ao fim de tarde, pessoas aqui da vila queimavam as folhas das árvores. Agora, isso está acabando porque as crianças têm consciência que, as folhas servem como adubo e não para serem queimadas, alertando os mais velhos. Esse projeto é importante porque as crianças vão levar tudo que aprendem aqui para o resto da vida. É uma semente que plantamos; uma lição de que devemos cuidar mais do nosso planeta”, ressalta Nair.
Conforme a nutricionista da Secretaria Municipal da Educação, Gisele Coladello, o projeto estimula os alunos a adotarem uma alimentação saudável, produzindo hortaliças no próprio quintal de casa. “Ainda aprendem a trabalhar em grupo, tornando adultos mais capazes de se adaptarem ao mercado de trabalho. Eu, como agricultora também, valorizo muito esse trabalho e tenho certeza que o município esta colhendo excelentes frutos com esse projeto e quem sabe esses alunos de hoje serão futuramente nossos empreendedores rurais”, finaliza Gisele.

Alunos da 4ª série aprendem na prática conteúdo de matemática Crédito: Aldo Nunes
Legenda: Alunos da 4ª série aprendem na prática conteúdo de matemática

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //