Cultura

I Conferência Intermunicipal de Cultura acontece amanhã em Assis

Sexta-feira, 05 de julho de 2013

Última Modificação: // | Visualizada 365 vezes


Ouvir matéria

Assis Chateaubriand – O município de Assis Chateaubriand sediará amanhã (7), a I Conferência Intermunicipal de Cultura. O evento inicia às 9 horas, no Centro de Educação Ambiental Dionísio Binati. Para esta conferência é esperada a participação de representantes dos municípios de Brasilândia do Sul, Iracema do Oeste, Formosa do Oeste, Jesuítas, Nova Aurora e Tupãssi.

A conferência segue um calendário nacional, cujo as etapas municipais deverão ocorrer até o dia 14 de julho, enquanto as estaduais serão realizadas até 15 de setembro. Nestas etapas, serão escolhidos os delegados que irão participar da etapa nacional. O evento será uma etapa preparatória para a Conferência Estadual, que será realizada nos dias 14 e 15 de setembro, e para a Nacional, dia 26 a 29 de novembro.

A convocação e o regimento interno da Conferência foram publicados contendo o tema central – “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura” – e os eixos, todos alinhados com as diretrizes e metas do Plano Nacional de Cultura, tais como:

I-              Implementação do Sistema Nacional de Cultura;

Foco: Impactos da Emenda Constitucional do SNS na organização da gestão cultural e na participação social nos três níveis de governo (União Estados e Municípios).

II-             Produção simbólica e diversidade cultural;

Foco: O Fortalecimento da produção artística e de bens simbólicos e da proteção e promoção da diversidade das expressões culturais, com atenção para a diversidade étnica e racial.

III-            Cidadania e direitos culturais;

Foco: Garantia do pleno exercício dos direitos culturais e consolidação da cidadania, com atenção para a diversidade étnica e racial.

IV-          Cultura e desenvolvimento;

Foco: Economia criativa como uma estratégia de desenvolvimento sustentável.

Além dos eixos a serem trabalhados haverá uma gama de outras discussões, tais como a avaliação da execução das metas do Plano Nacional de Cultura, a partir do monitoramento do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais, além do debate sobre as experiências de elaboração, implementação e monitoramento dos planos de Cultura.

Fonte: Da Assessoria

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //