Saúde e Educação

Secretarias se unem e promovem capacitação sobre gripe

Sexta-feira, 05 de julho de 2013

Última Modificação: // | Visualizada 358 vezes


Ouvir matéria

Assis Chateaubriand - A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Assis Chateaubriand promoveu recentemente uma capacitação sobre Influenza para todos os diretores e coordenadores pedagógicos contemplando as 14 escolas e 4 Centros Municipal de Educação Infantil, totalizando 50 participantes.

A palestra ministrada pelas enfermeiras da Vigilância Epidemiológica Julia M.K. Ishii e Wanylla P.S. Czezaniak  abordou os seguintes temas: diferença de gripe e resfriado, sintomas, transmissão, tratamento, prevenção, cuidados no manejo de crianças em creches, ações do município, estado e Ministério da Saúde. Além da palestra, seis filmes de vídeo sobre a prevenção da gripe foram apresentados aos participantes  como instrumento pedagógico que facilitarão o trabalho de prevenção com os alunos. Ao final da capacitação, cada escola recebeu uma cópia do vídeo, também foram disponibilizado 50 cartazes e 1.000 folders.

Com a chegada do inverno a Secretaria Municipal de Saúde alerta a população para a importância para adotar medidas de prevenção contra doenças respiratórias comuns nessa época do ano.

Influenza (gripe) é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global. Os sintomas como febre (acima de 38ºC), dor de cabeça, dor de garganta, cansaço e dor no corpo, costumam se manifestar entre 2 a 3 dias após o contágio e duram, em média, uma semana. A forma mais comum de transmissão é a direta: entre as pessoas, por meio de gotículas de saliva expelidas ao falar, tossir e espirrar. A outra forma é indireta: por meio das mãos que, após tocar em superfícies contaminadas por secreções de pessoas doentes, podem carregar o vírus diretamente para boca, nariz e olhos.

A Secretaria Municipal de Saúde de Assis Chateaubriand esta fazendo um monitoramento em todas as Unidades Básicas de Saúde, de pacientes atendidos com Síndrome Gripal, o  que permite avaliar a frequência acima do normal de casos de Síndrome Gripal, ou seja, a identificação precoce de surtos, favorecendo investigação epidemiológica rápida e medidas de controle se necessário.

Ao surgirem sintomas de gripe a Secretaria recomenda que as pessoas procurem o serviço de saúde mais próximo e não tomem medicamentos sem prescrição médica. A Secretaria Estadual de Saúde do Paraná recomenda através do Protocolo de Tratamento da Influenza 2013 a prescrição de Tamiflu (Fosfato de Oseltamivir) em todos os casos de Síndrome Respiratória Aguda, devendo ser tomado nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas. O medicamento está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde e hospitais.

 

BOX

Prevenção

}  Higiene das mãos com água e sabão (depois de tossir ou espirrar; depois de usar banheiro, antes de comer, antes de tocar os olhos, boca e nariz);

}  Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfície;

}  Usar lenço de papel descartável;

}  Proteger com lenços a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de aerossóis;

}  Orientar para que o doente evite sair de casa no enquanto estiver em período de transmissão da doença (até 5 dias após o início de sintomas);

}  Evitar aglomerações e ambientes fechados (deve-se manter os ambientes ventilados);

}  É importante que o ambiente doméstico seja arejado e receba a luz solar, pois estas medidas ajudam a eliminar os possíveis agentes das infecções respiratórias;

}  Hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividades físicas;

}  Evitar o uso de bebedouros públicos, cada pessoa deve dispor de copo ou garrafa plástica de uso pessoal. É importante que os bebedouros sejam higienizados com muita frequencia.

Manejo de crianças nos CMEIs

}  Orientar aos cuidadores e crianças a lavar as mãos e brinquedos com água e sabão;

}  Os cuidadores devem lavar as mãos após contato com secreções nasais e orais das crianças, trocar fraldas e antes e após manipular alimentos;

}  Os cuidadores deverão observar se há crianças com tosse, febre e dor de garganta no sentido de identificar caso de surto. Manter tais crianças em outra sala, na impossibilidade de mantê-las na residência, no intuito de reduzir o contato com as demais crianças.

Fonte: Da Assessoria

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //