Cultura

Assis foi sede da I Conferência intermunicipal de Cultura

Terça-feira, 09 de julho de 2013

Última Modificação: // | Visualizada 381 vezes


Ouvir matéria

Assis Chateaubriand – O município de Assis Chateaubriand foi sede neste final de semana da I Conferência intermunicipal de Cultura. O evento ocorrido no último domingo (7), no Centro de Educação Ambiental Dionísio Binati, contou com a participação de representantes dos municípios de Brasilândia do Sul, Iracema do Oeste, Formosa do Oeste, Jesuítas, Nova Aurora, Tupãssi e Assis Chateaubriand.

O evento foi uma etapa preparatória para a Conferência Estadual, que será realizada nos dias 14 e 15 de setembro e para a Nacional, dia 26 a 29 de novembro. No final da Conferência foram escolhidos os delegados que irão participar da etapa nacional.

Além dos eixos que foram trabalhados, outros assuntos também foram tratados tais como a avaliação da execução das metas do Plano Nacional de Cultura, a partir do monitoramento do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais, além do debate sobre as experiências de elaboração, implementação e monitoramento dos planos de Cultura.

Prefeito de Assis Chateaubriand Marcel Micheletto, afirmou que o gigante da cultura que estava adormecido acordou. “O gigante da cultura acordou, cultura para cidadania. Nós prefeitos devemos unir nossas forças e colocar a cultura como referência, pois cultura se encontra na saúde, na educação, em todos os setores. O que queremos fazer é dialogar, interagir, para que esse gigante adormecido comece a agir. Queremos fazer eventos e festivais, e vamos finalizar as obras do nosso Teatro Municipal. Hoje estamos iniciando um debate, devemos fazer deste momento uma realidade constante”, afirmou o prefeito.

O diretor de Cultura de Assis Chateaubriand, José Dilton de Almeida explicou na oportunidade que o debate é um grande momento para os artistas e agentes de cultura, discutirem a fundo a política de cultura para a região. “Este é o grande momento para a discussão sobre as políticas de cultura, estamos justamente nos alinhando para a 3ª conferencia estadual e nacional, só assim poderemos estar planejando nossa cultura dentro daquilo que estabelece as normas e as leis”, destacou.

Segundo a presidente da conferencia e secretaria de Educação, Cultura e Esportes do município de Assis Chateaubriand Marineide Azevedo Dioto, o momento é de resgate. “Com este evento conseguimos fazer um resgate, foram 7 municípios pensando juntos o assunto. O importante é resgatar na memória do pessoal o que vem a ser cultura, dentro dos princípios da ética, política e da estética, estética é sensibilidade e sensibilidade resgata as diferenças, resgata os grupos que tradicionalmente fazem mudanças, comemoram, isto está tudo perdido em Assis Chateaubriand, e nos estamos resgatando”, frisou.

O tema central de toda discussão foi – “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura” – e os eixos, todos alinhados com as diretrizes e metas do Plano Nacional de Cultura, tais como:

 

I-                    Implementação do Sistema Nacional de Cultura;

Foco: Impactos da Emenda Constitucional do SNS na organização da gestão cultural e na participação social nos três níveis de governo (União Estados e Municípios).

II-                  Produção simbólica e diversidade cultural;

Foco: O Fortalecimento da produção artística e de bens simbólicos e da proteção e promoção da diversidade das expressões culturais, com atenção para a diversidade étnica e racial.

III-                Cidadania e direitos culturais;

Foco: Garantia do pleno exercício dos direitos culturais e consolidação da cidadania, com atenção para a diversidade étnica e racial.

IV-               Cultura e desenvolvimento;

Foco: Economia criativa como uma estratégia de desenvolvimento sustentável.

Fonte: Da Assessoria

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //