CREAS

CREAS realiza serviço especializado para pessoas em situação de rua

Terça-feira, 06 de agosto de 2013

Última Modificação: // | Visualizada 432 vezes


Ouvir matéria

Assis Chateaubriand - O CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social realiza dentre seus serviços, o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, que é ofertado para pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. O serviço tem a finalidade de assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida. Oferecendo trabalho técnico para a análise das demandas dos usuários, orientação individual e grupal e encaminhamentos a outros serviços socioassistenciais e das demais políticas que possam contribuir na construção da autonomia, da inserção social e da proteção às situações de violência.

O morador de rua é todo aquele que mora e vive na rua, sobrevivendo da mendicância, aposentadoria, ou até de pequenos furtos, com vínculos familiares rompidos e/ou fragilizados, ou seja, não tem família, desconhece o paradeiro da mesma, ou não aceita o contato com a mesma.

No que se refere aos moradores de rua do município de Assis Chateaubriand, este equipamento encontra algumas dificuldades para realizar o trabalho de fortalecimento e/ou reinserção familiar, devido à condição de rua ser adotada com uma opção de vida, moradia e sobrevivência. Associada a esta dificuldade, existem aqueles que não possuem nenhum familiar de referência, e outros que não aceitam a possibilidade de reinserção familiar, se negando a permanecer no ambiente familiar devido a não aceitação das regras de convívio social (higiene pessoal, sobriedade, trabalho entre outras).

Além das ações continuadas acima mencionadas, a secretaria Municipal de Assistência Social através do CREAS vem realizando ações emergênciais, devido ao inverno rigoroso, onde estão sendo distribuídos cobertores, meias, agasalhos. Cabe mencionar que estas ações se tornam necessárias diante da negatividade dos moradores de rua aceitarem as alternativas postas de acolhimento temporário e/ou reinserção familiar.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e o CREAS vêm sendo acionados constantemente devido a um caso especifico, onde foram e estão sendo tomadas todas as providências cabíveis para solução. Foram colocadas alternativas de acolhimento para pernoite, que foram recusadas, sendo que após varias abordagens realizadas pela equipe do CREAS, fora aceito pelo individuo em questão, o acolhimento temporário em um quarto/kitnet. Cabe ressaltar a dificuldade de localização do referido espaço, pois mesmo com a proposta de pagamento de aluguel, não havia a aceitação por parte dos proprietários em recebê-lo.

Após muita procura procedeu-se a locação de um quarto, através da parceria com o Auxilio Fraterno, sendo realizado pelo CREAS o deslocamento do individuo juntamente com seus pertences até o local, além do fornecimento de refeições. Porém mesmo com a disponibilização do quarto e de posse da chave, o individuo continua optando pela rua, pernoitando pelas calçadas.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e o CREAS continuam evidenciando esforços para solução do problema, porém não se pode ferir o principio da liberdade do individuo que continua optando pelo espaço da rua como moradia e sobrevivência.

Fonte: Da Assessoria

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //