I Congresso Paranaense de Cidades Digitais

Assis participa da Terceira Rodada do I Congresso Paranaense de Cidades Digitais em Foz

Quarta-feira, 04 de setembro de 2013

Última Modificação: // | Visualizada 702 vezes


Ouvir matéria

Assis Chateaubriand – Ocorreu no último dia 29, na cidade de Foz do Iguaçu, a terceira rodada regional do I Congresso Paranaense de Cidades Digitais. O evento promovido pela Rede Cidade Digital, em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade contou com a participação do coordenador do projeto no município chateaubriandense, Nivorlei Simião.

O evento ocorrido no Parque Tecnológico Itaipu, reuniu prefeitos, vereadores, empresários e professores.

Na oportunidade a secretária nacional de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Lygia Pupatto, detalhou o Programa do governo federal. “Não dá mais para não olharmos para a inclusão digital e não trabalharmos para que isso mude no país e que seja desenvolvida uma cultura digital, que seja democrática e transformadora”.

“Estamos aguardando a liberação por parte da ANATEL e também a autorização para a utilização dos postes da Copel para iniciarmos a construção do anel de fibra óptica. Ao todo serão 12 km, interligando os principais prédios públicos que abrigam secretarias e escolas”, destacou o prefeito Marcel Micheletto, lembrando que entre os 80 municípios participantes do Projeto Piloto Cidades Digitais, o MC selecionou Assis Chateaubriand como parte de uma amostragem do total de 11 municípios a ser implantado o programa.

Para o coordenador do projeto no município chateaubriandense, Nivorlei Simião, o evento foi muito positivo, pois possibilitou que os participantes tivessem todas as suas sanadas com os esclarecimentos dos palestrantes. “Estamos acompanhando de perto todo o processo evolutivo deste programa para que o mais rápido possível ele esteja em pleno funcionamento”, frisou.

As rede das Cidades Digitais é composta por um anel de fibra óptica que interliga os órgãos públicos locais. Empresas integradoras, contratadas por meio de pregão eletrônico, serão as responsáveis pelo fornecimento de equipamentos, serviços de instalação, suporte técnico e capacitação da administração municipal.  As empresas operarão a rede por seis meses e, por três anos, darão garantia de funcionamento da infraestrutura implantada. A avaliação, aceitação e certificação da rede serão realizadas pelo Inmetro. A infraestrutura básica e os aplicativos poderão ser expandidos, posteriormente, inclusive com financiamento do BNDES.

Ao final do evento, foi composta a Rede Regional de Cidades Digitais do Oeste do Paraná. Na oportunidade o coordenador do projeto em Assis Chateaubriand Nivorlei Simião, assinou em nome do prefeito Marcel Micheletto documento aderindo a esta rede, para tratar de ações conjuntas visando o uso da tecnologia para aprimorar a relação entre o poder público e a sociedade.

Fonte: Da Assessoria

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //