Avanço na educação em Assis

Terça-feira, 01 de outubro de 2013

Última Modificação: // | Visualizada 486 vezes

Alunos da rede municipal são contemplados com equipe interdisciplinar


Ouvir matéria

Assis Chateaubriand - A prefeitura municipal de Assis Chateaubriand, através da secretaria de Educação, Cultura e Esportes oferece atendimento interdisciplinar para os alunos da rede municipal de ensino.

Considerado um avanço na educação no município chateaubriandense o trabalho interdisciplinar implantado nesta gestão conta com a participação de especialistas das áreas de pedagogia, fonoaudiologia e psicologia, fundamental para a aquisição de uma visão global da dificuldade, para melhor avaliar e compreender a interação dos vários fatores envolvidos, evitando diagnósticos alienados.

No atendimento Fonoaudiológico, quando os professores percebem alguma dificuldade no aluno, seja de linguagem oral e escrita e/ou dificuldade de aprendizagem e audição é possível realizar o encaminhamento para avaliação Fonoaudiológica. Havendo necessidade de atendimento, os alunos são encaminhados uma vez por semana para a sessão. Além disso, é possível realizar audiometria que é a avaliação da audição da criança. Os beneficiários são os alunos das  14 escolas municipais, os 4 CMEIS e os alunos pertencentes às escolas jurisdicionadas do Núcleo Regional de Ensino com a realização da audiometria. A responsável pelos atendimentos é a Fonoaudióloga Samantha Costa Borges.

No atendimento psicológico os casos também são encaminhados pelas escolas municipais e CMEIS, os principais motivos  da procura são: dificuldade de aprendizagem, enurese ou ecoprese ( chichi ou coco) diurna ou noturna, agressividade, hiperatividade, déficit de atenção, atraso no desenvolvimento motor (para falar e andar), distúrbios alimentares, pesadelos e dificuldades para dormir. A psicóloga responsável é Márcia Cristina Veiga.

 Os alunos com dificuldade de aprendizagem e defasagem de conteúdos pedagógicos, quando esgotadas as possibilidades e intervenções dentro da Escola, são encaminhados para Avaliação Psicoeducacional no intuito de analisar e observar o aluno no sentido de identificar as necessidades dos mesmos, e assim, conduzi-los a Sala Multifuncional Tipo I e/ou outras especialidades. Os  responsáveis por esta avaliação são: Psicólogo Rogério Yudi Yanaga e a Pedagoga Juliana Lopes Guzzi de Paula.

 

Fonte: Da Assessoria

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //