Doenças do coração e saúde bucal são temas de palestra em Assis

Sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Última Modificação: // | Visualizada 2453 vezes


Ouvir matéria

Assis Chateaubriand - Em comemoração ao dia Mundial do Coração a Prefeitura Municipal de Assis Chateaubriand através da Secretária de Saúde, promoveu juntamente com a equipe de Saúde da Família 03 que atende os bairros Jussara e Panorama uma atividade educativa com a população alertando os riscos para desenvolver problemas cardíacos.

 

O palestrante foi o médico cardiologista Dr. Celso Joel Violin que enfatizou os fatores de risco para desenvolver doenças com infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC).  Na ocasião a dentista Marta Inês Perachi Custodio que integra a equipe de saúde da família daquele bairro aproveitou para alertar os moradores sobre a importância da saúde bucal e a relação com a hipertensão e diabetes, considerados fatores de risco para desenvolver doenças do coração.

 

A integração da boca com a saúde geral e sistêmica do indivíduo é assunto cada vez mais estudado e comentado, ultrapassando até o meio da odontologia e chegando aos ouvidos do público em geral. Estudos demonstram uma inadequada condição de saúde bucal em usuários de medicamentos cardiovasculares e antidiabéticos. Além disso, há evidências de um maior risco de doença periodontal em pacientes diabéticos e hipertensos. A doença periodontal é uma inflamação de origem bacteriana, que inicia na gengiva e com o tempo atinge os tecidos de suporte que envolve os dentes e se constituem em um importante fator de risco para parto prematuro de baixo peso, diabetes, doenças cardiovasculares e cardíacas.

 

Os medicamentos usados por pacientes, como os de controle da pressão sanguínea e diabetes, podem favorecer a diminuição do fluxo salivar, provocar alterações significativas na capacidade de coagulação e alterar a qualidade da resposta imuno-inflamatória. Esses medicamentos podem, indiretamente, colaborar para o surgimento de infecções bucais oportunistas, como infecções fúngicas, lesões bucais, cárie e problemas periodontais.

 

Sinais e sintomas da doença periodontal:

Gengivas que sangram facilmente, durante a escovação ou uso do fio dental

Gengivas vermelhas, inchadas ou flácidas

Gengivas que se afastam dos dentes

Mal hálito persistente

Presença de secreção purulenta entre os dentes e as gengivas

mudança de posição ou mobilidade dentária

Alteração na forma com que seus dentes se encaixam entre si quando você morde.

Possui um membro da família que tem doença peridontal. Pesquisas têm demonstrado que bactérias que causam doença periodontal podem ser transmitidas através da saliva, o que expõe crianças e conjugues ao risco de contrair doença periodontal. Além disso, a hereditariedade genética também é um fator de risco para doença periodontal.

Possui problemas cardíacos ou respiratórios, diabetes, ou osteoporose. Pesquisas em andamento têm demonstrado que a doença periodontal pode ter ligação com as condições citadas acima. Bactérias associadas à doença periodontal e componentes inflamatórios podem, através da corrente sangüínea, ser uma ameaça a outras partes do organismo. Gengivas doentes, organismo doente.

Presença de manchas ou depósitos de tártaro na superfície de seus dentes, principalmente próximo a gengiva.

Se você é fumante.

 

Previna-se fazendo uma boa higiene oral. Escove os dentes após as refeições, use corretamente o fio dental, consulte periodicamente seu dentista e tenha uma alimentação saudável.

É importante lembrar que:

Doenças e ataques cardíacos tiram vidas prematuramente. Ao contrário do senso comum as mulheres são afetadas igualmente os homens e crianças também são vulneráveis, portanto ações devem ser tomadas para redução destes riscos. O consumo de produtos com altos teores de gordura favorece o aumento do colesterol no sangue, principalmente o LDL o chamado colesterol ruim. E o colesterol elevado é um importante fator de risco para doenças cardiovasculares.

O coração que tem como função impulsionar o sangue para o organismo todo, é o principal responsável por uma vida longa e saudável, quando bem cuidado. Os hábitos da sociedade nos dias de hoje, como a má alimentação, sedentarismo, estresse e uso em excesso de substâncias tóxicas como tabaco e álcool, conduzem ao aparecimento de patologias no aparelho cardiovascular. Para prevenir o surgimento de doenças cardíacas, é necessário adotar alguns hábitos e tomar algumas medidas, como: Controlar o colesterol sanguíneo; Prevenir e controlar a diabetes; Prevenir e controlar a hipertensão (pressão alta); Não fumar; Ingerir álcool com moderação; Manter um peso saudável;Praticar exercícios físicos regularmente; Adotar uma dieta saudável.

 

Aqui você saberá como evitar as doenças do coração e obterá informações para manter uma vida saudável. 
OS DEZ MANDAMENTOS:

1 - Diga não à obesidade e controle o seu peso

2 - Consulte o seu médico periodicamente

3 - Meça a sua pressão arterial com freqüência

4 - Diga não ao fumo

5 - Verifique a quantidade de sal nos rótulos dos alimentos

6 - Diga não ao sedentarismo. Pratique esportes

7 - Escolha bem os alimentos

8 - Saiba se é diabético e se tem colesterol alto

9 - Evite o estresse

10 - Ame a vida e o seu coração

 

Fonte: Da Assessoria

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //