Comitê Gestor é formado em Assis

Terça-feira, 29 de outubro de 2013

Última Modificação: // | Visualizada 699 vezes

Programa Irradiando Saúde


Ouvir matéria

Assis Chateaubriand - Diante da grande dificuldade dos 18 municípios pertencentes a 20ª Regional de Saúde, com sede em Toledo, em tratar a atenção básica e primária, representantes de Assis se reuniram com a chefia da regional.

A atenção básica e primária é a única garantia de protelar o adoecimento das pessoas antes do tempo. Uma das formas para que isso ocorra é com mudanças nos hábitos diários, na alimentação, em consumir, viver e entre outras.

Por conta destes fatores é que aconteceu na noite de sexta-feira (25), na sala de reuniões da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Assis Chateaubriand, reunião envolvendo lideranças da sociedade do município com o chefe da 20ª Regional de Saúde. Na oportunidade, Odacir Fiorentin apresentou aos presentes o Programa “Irradiando Saúde”, o qual se tornou lei municipal (nº. 2788/2012) após aprovação do legislativo.

De acordo com Fiorentin, o programa vem para tratar especificamente de um modelo de educação, onde todos os moradores de Assis Chateaubriand serão ouvidos e, para isso, foi definido um Comitê Gestor para iniciar os trabalhos. “A gente vai ouvir a comunidade urbana e rural de Assis que procurar atendimento na saúde. O município vai definir quais programas quer trabalhar, vamos criar as câmaras técnicas, envolver universidades para que interajam na elaboração do processo. Enfim, a gente quer fazer um modelo de saúde diferente de apenas discutir projetos”, explicou Fiorentin.

Odacir salientou que o programa que está sendo implantado no município tem uma metodologia nova e extremamente eficiente. “Numa sociedade sempre terão aquelas pessoas que vão achar que o Irradiando Saúde é mais uma besteira que vem ou mais um projeto político. Mas é um projeto sustentável de educação. O que a sociedade precisa compreender é que ela tem que ser motivada pela transformação”, completou ele.

Como o programa envolve diretamente a educação dos cidadãos, a Secretária Municipal de Educação, Marineide Diotto, firmou compromisso com a proposta. “O Irradiando Saúde nos propõe a educação, desde a criança aprender a prevenir a doença. A secretaria estará apoiando, trabalhando junto porque essa é uma meta do nosso prefeito Marcel Micheletto, que quer que as pessoas tenham qualidade de vida e nós estaremos empenhados nessa proposta”, disse Marineide.

Segundo a secretária de saúde, Jusseley Dittert, o programa trará um diagnóstico da saúde no município. “Ele vem para nos auxiliar com um diagnóstico. O resultado virá no futuro com melhora na qualidade de vida dos munícipes”.

Na reunião, ficou definido que o Comitê Gestor do Programa Irradiando Saúde tem como presidente Marcos Linarteves e Silvia de Paula Veiga da secretaria de saúde como vice.

A intenção da 20ª Regional de Saúde é levar o programa a todos os 18 municípios.

 

 

 

Fonte: Da Assessoria

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //