Assis inaugura base do SAMU

Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Última Modificação: // | Visualizada 1194 vezes

Segundo a 20º Regional é uma das mais elaboradas bases da região


Ouvir matéria

Da Assessoria

 

O município de Assis Chateaubriand inaugurou na manhã do último sábado (22) a base do SAMU, que deixou de utilizar parte da estrutura da Defesa Civil e passou a funcionar anexo ao CIASP Social, localizado no Jardim Progresso. A inauguração, que aconteceu na parte externa da nova estrutura contou com a presença do prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Henrique Micheletto; da primeira dama e secretaria de Assistência Social, Franciane Sonni Martins Micheletto; do vice prefeito João Aparecido Pegoraro; do deputado federal pelo PMDB, Osmar Serraglio; do representante do senador Sérgio Souza, Junior Weiller; do presidente da Câmara de Vereadores, Aguinaldo Romanini e demais vereadores; do secretário de Saúde, Marcos Linartevis; do secretário executivo do Consórcio Intermunicipal SAMU/Oeste – PR, José Peixoto da Silva Neto; o diretor técnico do Consamu, Dr. Rodrigo Nicácio; o secretário administrativo do Consamu, Marciano Schimh; o chefe da 20º Regional de Saúde, Odacir Fiorentin; o presidente do Ciscopar e prefeito de Palotina, Jucenir Leandro Stenzler; o secretário de Administração Geral e Finanças, João José Guedes, demais secretários e diretores municipais; equipe de saúde e equipe local do SAMU.

Para o prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Henrique Micheletto,essa nova base do SAMU visa proporcionar um melhor atendimento para as pessoas que necessitam desse serviço, bem como para a equipe, que tem a partir de agora um espaço mais amplo e equipado. “O SAMU foi mais um compromisso assumido e que agora estamos efetivando de vez em Assis Chateaubriand. Os municípios se reuniram e criaram o Consórcio para gerir o SAMU, o Consamu. Com essa nova estrutura a equipe local do SAMU vai conseguir realizar todos os atendimentos e procedimentos necessários para então ir fazer o atendimento aos que precisam”. Ainda segundo o prefeito, o local escolhido foi um lugar estratégico, com saída para Umuarama, Jesuítas, Palotina. “Eu estou acreditando enormemente no SAMU e no Consamu, são estruturas que estão se engatinhando mas que serão fantásticas, porque nós estamos agora integrados com outros municípios, pois onde aconteceu um acidente, uma fatalidade o SAMU instantaneamente estará indo prestar atendimento.  Lógico que tem alguns ajustes, mas eu acredito nessa rede e acredito que nos próximos meses ela estará funcionando com mais agilidade”.

O deputado federal pelo PMDB, Osmar Serraglio, destacou a estrutura da nova base do SAMU, dizendo que “o que de mais importante um homem público pode fazer é cuidar da saúde e o Marcel está fazendo isso. O prefeito não satisfeito com tudo o que ele está fazendo através do Hospital Beneficente, ele está inaugurando aqui o SAMU. Isso prova que ele vai construir um mandato pautado em alguém que revolucionou a saúde”.

 

Serviço compartilhado

O SAMU é um serviço compartilhado entre os governos federal, estadual e municipal. O governo federal fornece as ambulâncias e custeia 50% dos gastos e o Estado e os municípios pagam os outros 50%.

Segundo o chefe da 20ª Regional de Saúde, Odacir Fiorentin, o SAMU é mais um encaminhamento proposto pelo Governo do Estado. “Assis Chateaubriand com essa base faz parte dessa nova formatação da Regional em fazer pólos microrregionais. O SAMU terrestre está ai, já é uma realidade e o aéreo também está em funcionamento, tanto o avião quanto o helicóptero. Todos os funcionários são capacitados, preparados e prova disso são os números, que apontam uma redução de óbitos em acidentes de 60%. O grande desafio nosso são as unidades hospitalares. Não adianta a gente ter avião, helicóptero, toda a equipe e não ter os hospitais para atender a urgência e a emergência, por isso inclusive essa liberação do Governo do Estado dos R$ 4,5 milhões para ser investidos no Hospital Beneficente, em Assis.

 

Urgência e Emergência

O SAMU funciona 24 horas por dia, através da chamada gratuita para o número 192. De acordo com o médico e diretor técnico do Consamu, Dr. Rodrigo Nicácio. “O Consamu está em funcionamento há mais de 120 dias e já realizou 14 mil atendimentos e recebeu mais de 30 mil ligações na Central, levando a população em geral um atendimento especializado feito por médicos, enfermeiros e socorristas, de forma ágil e eficaz. Foi uma opção da cidade montar essa estrutura, inclusive é uma grande estrutura que fisicamente ficou fantástica e que atende todos os requisitos que foi encaminhado a secretaria. Não tenho dúvida de que a equipe do SAMU ficará muito bem alocada e é uma das melhores estruturas físicas do SAMU em toda a região, sem sombra de dúvidas”.  Conforme fez questão de destacar Rodrigo não é o prefeito, o secretário de Saúde que define quem vai e como vai ser feito o atendimento. “A decisão é puramente técnica. São médicos treinados, com equipamentos de tecnologia a disposição, com base em protocolos, não em ‘achismos’, que vai definir como será feito o atendimento. Para nós não importa o partido, se é da situação ou da oposição, tanto é que a gente nem sabe quem é antes de chegar no local”.

 

Nova estrutura

A nova estrutura, que funciona anexo ao CIASP, no Jardim Progresso, foi escolhida já que seu espaço estava um tanto quanto ociosa. “Fizemos um remanejamento, um pequeno investimento de reforma e inauguramos essa sede, que segundo a coordenadoria técnica do Consamu é uma das melhorias estruturas, melhor até daquelas que estão sendo construídas”, destacou o secretário de Saúde, Marcos Linartevis.


Gabinete odontológico  

Na oportunidade o deputado federal Osmar Serraglio repassou ao município um gabinete odontológico para o CIASP e ainda anunciou que em pouco tempo o município vai receber um laboratório de próteses dentárias. “Estamos trazendo esse equipamento que vai ajudar a tratar bem os dentes da população que é pela boca que se começa a prevenção da saúde como um todo”, destacou o deputado.

 

 

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //