Projeto de Educação Ambiental é lançado em Assis

Sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Última Modificação: // | Visualizada 721 vezes


Ouvir matéria

Da Assessoria

 

A Prefeitura Municipal de Assis Chateaubriand, através das secretarias de Educação e Cultura e Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com as secretarias da Saúde, Assistente Social e da Mulher, Obras e Serviços Urbanos lançou na manhã desta quinta-feira (27) o projeto “Educação Ambiental: dever de todos”. O evento, que aconteceu no Centro de Educação Ambiental Dionísio Binati reuniu diretores das escolas municipais, estaduais e particulares, membros e representantes das cooperativas e cerealistas do município, o vice prefeito e secretário de Agricultura, João Aparecido Pegoraro, a professora Marineide Azevedo Dioto, o secretário de Administração Geral e Finanças, João José Guedes, o chefe da 20º Regional de Saúde, Odacir Fiorentin, o técnico em piscicultura da Sec. Mun. Agricultura, Gilmar Ehardt, membros da comunidade e imprensa.

Durante a abertura do evento, o vice prefeito e secretário de Agricultura, João Aparecido Pegoraro, que no ato também representava o prefeito Marcel Micheletto disse da preocupação que a secretaria de Agricultura tem com o meio ambiente. “Quando o pessoal da Educação nos mostrou o projeto, a ideia de levar as informações para as crianças foi prontamente aceita, pois sabemos da importância de um projeto como esse. O que nos queremos fazer é mostrar que é possível fazer diferente e esse diferente começa também nas escolas”. Segundo Pegoraro, um dos maiores problemas hoje do município na questão ambiental é o aterro sanitário. “Em Assis ainda temos que trabalhar muito em relação ao lixo que a população produz, precisamos falar e mostrar a importância da separação do lixo, de fazer a coletiva seletiva, porque é só assim, cada um fazendo o seu papel que vamos aprender como um todo”.

De acordo com professora, Marineide Azevedo Dioto, o meio ambiente tem sido uma preocupação da administração municipal. “Falar de meio ambiente hoje não é falar das belezas que os nossos olhos enxergam, não podemos ver só o externo. Precisamos entender a essência”. Ainda segundo Marineide, durante sua explanação, as escolas deverão desenvolver os projetos de forma interdisciplinar. “Todos os professores, de todas as matérias deveram trabalhar com os alunos a educação ambiental, de forma interdisciplinar. Durante a Expo Assis, as escolas apresentaram seus trabalhos, através de um banner com fotos divulgando quais ações foram realizadas”.

Na oportunidade ainda o técnico em piscicultura da Sec. Mun. Agricultura, Gilmar Ehardt, falou dos mananciais do município e como está a estrutura ambiental de Assis em relação às águas. O chefe da 20º Regional de Saúde, Odacir Fiorentin, também palestrou sobre “Que planeta deixaremos para as futuras gerações”, focando que todas as ações que os seres humanos realizam, um dia terão seu retorno.

A secretaria disponibilizou ainda alguns subtemas que poderão ser utilizados como: Nossa escola e comunidade contra a dengue, Minha escola limpinha e harmoniosa, Limpeza pública, saúde pública, Pneus jogados? Não mais, é preciso reciclar!, e outros tantos temas que poderão ser escolhidos pelas escolas. A direção de cada escola tem até o dia 18 de março para decidir qual tema usará e repassar o nome a equipe da secretaria de Educação.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //