Assis Chateaubriand

Alunos serão contemplados com alimentos da Agricultura Familiar

Sábado, 05 de abril de 2014

Última Modificação: // | Visualizada 647 vezes

Cerca de 25 produtos serão ofertados aos 3.600 alunos da rede municipal de ensino


Ouvir matéria

Da Assessoria

 

Os cerca de 3.600 alunos dos Centros de Educação Infantil (Cmeis) e Escolas Municipais de Assis Chateaubriand serão contemplados com merenda escolar direto do produtor rural, a partir do programa de incentivo a Agricultura Familiar. Uma licitação na manhã desta quarta-feira (02), na sala de reuniões da prefeitura municipal decidiu os produtores e os produtos que farão parte do cardápio dos alunos durante esse ano letivo de 2014.

De acordo com o edital de chamada pública 001/2014 vinte e cinco produtos serão ofertados: abobrinha verde, alface crespa, almeirão, banana maça, batata doce, beterraba, biscoito de vento, brócolis, cenoura, chuchu, couve flor, doce de frutas, filé de tilápia, quiabo, mandioca, maracujá para suco, milho verde, morango, pão caseiro branco, pão caseiro integral, pepino, rosca doce, repolho verde, tempero de alho e tomate.

Segundo as nutricionistas responsável pela merenda escolar, Janaína Iara Lopes e Kelly Roberta Pereira Outa, com essa oportunidade, que o município está dando aos produtores, os alunos terão alimentos fresquinhos à mesa e com muita qualidade. “Apenas pequenos produtores rurais puderam participar dessa licitação, todos munidos de documentos pessoais e da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP)”. De acordo com a nutricionista Kelly Roberta Pereira Outa, a qualidade desses alimentos é um dos itens que o município tem levado em conta. “A partir do cardápio elaborado foi montado o calendário de entregas que foi repassado aos produtores rurais para que assim eles se organizem na produção desses alimentos”, afirmou.

 

Mais renda

Para o produtor rural Francisco Vieira Martins Neto, que faz parte da Associação de Produtores Orgânicos essa oportunidade é mais um complemento na renda do produtor. “A Associação participa dessa licitação desde 2010 e vem observando como está evoluindo o processo, isso ajuda também na questão da produção, pois tem aumentando e muito nossa produção”. Ainda segundo Francisco ao todo 16 produtores de hortaliças, peixes e derivados fazem parte da Associação.

 

PAA

Criado em 2003, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção. Parte dos alimentos é adquirida pelo governo diretamente dos agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades indígenas e demais povos e comunidades tradicionais, para a formação de estoques estratégicos e distribuição à população em maior vulnerabilidade social.

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //