ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Assis Chateaubriand

Município oferta vagas de estacionamento especial

Sexta-feira, 11 de abril de 2014

Visualizada 359 vezes


Da Assessoria

 

O município de Assis Chateaubriand entregou na manhã de hoje (11), às 10h o primeiro cartão de “Estacionamento de vaga especial”, que foi concedido a Geraldo Sofia, chateaubriandense e que é portador de deficiência especial, com dificuldade de locomoção.   O requerimento, feito por Geraldo Sofia, atende ao decreto municipal nº 335/2013 que estabelece a criação de programas de prevenção e atendimento especializado para portadores de deficiência física e a facilitação do acesso aos bens e serviços coletivos, com a eliminação de preconceitos e obstáculos arquitetônicos e estabelece ainda normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, mediante a supressão de barreiras e de obstáculos nas vias e espaços públicos, determinando ainda que em áreas de estacionamento de veículos, localizadas em vias ou em espaços públicos, deverão ser reservadas vagas próximas dos acessos de circulação de pedestres, devidamente sinalizadas, para veículos que transportem pessoas portadoras de deficiência e com dificuldade de locomoção.

O ato que formalizou a entrega ocorreu na Prefeitura Muncipal e contou com a presença do prefeito Marcel Micheletto que acompanhado pela primeira dama e secretária de Assistência Social, Franciane Micheletto e com o Diretor de Assuntos Comunitários Dorival Lulu, recepcionaram Geraldo Sofia, acompanhado pela esposa Helena Sofia e o presidente da Associação de Deficientes Físicos de Assis Chateaubriand, Éder Aparecido Calixto.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Franciane Micheletto, a acessibilidade é um direito de todos. “Através de um decreto municipal estamos oportunizando vagas específicas e queremos aproveitar o momento para oportunizar a todos essa vaga e dizer que o município está apto a receber os pedidos”. Segundo Franciane os pedidos podem ser realizados na prefeitura municipal. “Com a credencial é possível estacionar o veículo nas vagas em todo o território nacional, por isso a importância deles manterem sempre a credencial no para brisa do veículo e assim ninguém poderá questionar”.

Segundo o prefeito Marcel Micheletto, essa disposição de ofertar vagas especiais é um respeito do município para com os que precisam e um direito que todos têm. “Era uma atribuição do Detran e que passou a ser do município desde o ano passado, através de um decreto que formalizamos. É uma responsabilidade que o município assumiu com esses chateaubriandenses que tanto fazem pelo município. Eu fico feliz e satisfeito em ter iniciado essa tratativa”. Ainda segundo o prefeito Marcel, com a reforma da Avenida Tupãssi, algumas vagas específicas serão criadas.

 

Acessibilidade

Para Geraldo Sofia, o primeiro a receber a credencial de vaga especial, é motivo de comemorar. “Estou muito feliz, afinal, receber essa credencial representa muito para mim. A partir de agora fica mais fácil para mim me locomover, antes precisava deixar o carro longe e caminhar”.

Já o presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Assis Chateaubriand (ADEFAC), Éder Aparecido Calixto, nos próximos dias uma reunião deve ser feita com os membros da Associação e a credencial deve ser a pauta da reunião. “Queremos esclarecer que todas as pessoas com dificuldade de locomoção, podem estar protocolando o pedido para essa vaga especial e assim promover uma maior acessibilidade a todos”.

 

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30. CANAL DE ATENDIMENTO: Disque 156!

Última atualização do site:   //