Projeto Meio Ambiente

Pneus é usado na confecção de floreiras e puffs em escolas chateaubriandenses

Sexta-feira, 13 de junho de 2014

Última Modificação: // | Visualizada 1289 vezes

Escola Paschoal, Odila e CMEI Mundo Mágico estão confeccionando verdadeiras obras de arte


Ouvir matéria

Da Assessoria

 

Fazendo parte do projeto do Meio Ambiente, escolas municipais, estaduais e da rede privada de Assis Chateaubriand estão desenvolvendo ações que promovam melhorias ao meio ambiente. O projeto, que visa à conscientização do meio ambiente está envolvendo 32 escolas do município. Um dos itens, que tem chamado a atenção de muitos, é a utilização dos pneus na preservação do meio ambiente. As escolas José Paschoal de Paula, Professora Odila de Souza Teixeira e o Cmei Mundo Mágico estão aderindo a essa ideia e reutilizando os pneus no meio ambiente, com puffs, floreiras, parquinho de diversão e outros objetos de decoração.

De acordo com a diretora do Cmei Mundo Mágico, Sandra Mara Zorzela Neves, os pais estão sendo grandes parceiros da Escola. “Nosso projeto foi intitulado ‘Pneus jogados? Não mais, é preciso reciclar’ e tem como objetivo retirar do meio ambiente esses pneus, que são grandes acumuladores de água e de desenvolvimento da Dengue. Quando pensamos em trabalhar com esse projeto, decidimos fazer algumas adaptações dos pneus, já que a borracha não machuca. Além dos brinquedos como balanços, túneis, queremos também aproveitar e fazer jardinagem, para deixar nosso pátio mais colorido”. Ainda segundo a diretora, com o projeto, as 74 crianças serão beneficiadas. “Estamos trabalhando nesse momento com os pais, pedindo a colaboração deles para trazer esses pneus velhos à escola, para que assim nós possamos começar a desenvolver os brinquedos. A confecção dos brinquedos também vai precisar de muita ajuda dos pais, já que as crianças pequenas não conseguem fazer essa atividade. Com o projeto queremos mostrar a comunidade que é possível sim, tirar do meio e ainda utilizar com peças úteis e que vão nos ajudar no desenvolvimento motor de cada criança, com brincadeiras e muita diversão no parquinho”.

Na Escola Odila de Souza Teixeira, o parque também vai ganhar novos brinquedos feitos de pneus. Segundo a diretora Angela Maria Bachini Montoan, o projeto está na fase de coleta e de pintura. “Estamos recolhendo os pneus junto às borracharias. Os pais estão enviando tintas, pincéis e os alunos estão ajudando pintando. Nós já começamos a plantar flores, enfim, estamos trabalhando na medida do possível com materiais que nós temos e que os pais possibilitam. Para o parque precisamos de mais pneus e assim que tivermos uma quantidade boa para fazer também já vamos começar a confecção dos brinquedos.Nas salas de aula os professores estão passando filmes, fazendo debates, para que as ações e os encaminhamentos que a gente faz na escola, que de fato os alunos levem para casa”, encerrou.

 

Do pré ao quinto ano   

Um dos objetivos da Secretaria de Educação é que o projeto envolva o maior número possível de estudantes, através do projeto, tarefa que a Escola José Paschoal de Paula, entendeu direitinho e começou a atividade com alunos do pré ao quinto ano. Segundo a diretora Edite Franklin Pereira Mota, o projeto “Arte em pneus”, vem a acrescentar o que há algum tempo a Escola já vem realizando. “Esses pneus, que serão retirados no Meio Ambiente, serão inseridos na Escola como obras de arte, onde as crianças posteriormente estarão desenvolvendo. Nessa primeira fase, estamos conscientizando os alunos através da parte teórica, onde os professores em sala de aula estão realizando atividades que fazem os alunos pensar sobre o bairro, a sua casa e o seu ambiente. Aí sim, depois de trabalhar essa parte, estaremos então fazendo a recolha dos pneus e a confecção destas obras. O projeto já estava sendo desenvolvido na escola, o que nós fizemos foi o aperfeiçoamento do mesmo”.

A secretária de Educação, Marineide Azevedo Dioto, destacou o trabalho que as escolas estão realizando e mais uma vez salientou que o principal objetivo do projeto é desenvolver a conscientização ambiental nas crianças e adolescentes do município, através de ações concretas.

 

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //