Assis Chateaubriand

Secretaria de Saúde realiza treinamento com profissionais sobre o vírus Ebola

Quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Última Modificação: // | Visualizada 589 vezes


Ouvir matéria

Da Assessoria

A prefeitura municipal de Assis Chateaubriand, através da secretaria de Saúde, está realizando nessa quinta-feira (16) um treinamento com profissionais de saúde sobre o Ebola, que é uma das doenças mais mortais que existem. É um vírus altamente infeccioso que pode matar mais de 90% das pessoas que o contraem, causando pânico nas populações infectadas.

Após a suspeita de Ebola em Cascavel, as regionais de Saúde do Paraná, realizaram treinamento com profissionais ligados ao setor de epidemiologia, para que assim, todos os municípios possam estar capacitados. Em Assis Chateaubriand, as enfermeiras Wanylla Czezaniak e Júlia Ishii, realizaram o treinamento na 20º Regional de Saúde em Toledo e nessa quinta repassaram a capacitação aos profissionais de saúde do município.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcos Roberto Linartevis, o Ministério da Saúde desenvolveu um protocolo de atendimento, onde o mesmo foi repassado as Regionais. “É importante esse treinamento, porque caso acontecer algo semelhante ao o que aconteceu em Cascavel os profissionais saibam como agir. Uma suspeita, que não foi confirmada, mas que teve seu risco”, informou o secretário de Saúde, Marcos Roberto Linartevis.

 

Transmissão

O ebola é uma doença infecciosa grave provocada por um vírus. Os sintomas iniciais são febre de início repentino, fraqueza intensa, dores musculares, dor de cabeça e dor de garganta. Depois vêm vômitos, diarreia e sangramentos internos e externos. Ela é transmitida pelo contato direto com os fluidos corporais da pessoa infectada: sangue, suor, saliva, lágrimas, urina, fezes, vômito, muco e sêmen. Não há risco de contaminação pelo ar.

Quem tiver voltado de um dos países da África afetados pela epidemia - Libéria, Guiné ou Serra Leoa - e apresentar febre ou algum dos outros sintomas, deve procurar uma unidade de saúde e informar a equipe sobre a viagem. Dúvidas sobre a doença podem ser tiradas com o Disque Saúde, do Ministério da Saúde, no número 136.

Profissionais recebem orientações sobre os protocolos internacionais que devem ser obedecidos e sobre o protocolo de atendimento criado pelo Ministério da Saúde Crédito: Aldo Nunes
Legenda: Profissionais recebem orientações sobre os protocolos internacionais que devem ser obedecidos e sobre o protocolo de atendimento criado pelo Ministério da Saúde

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //