Da Assessoria O município de Assis Chateau

Terça-feira, 12 de maio de 2015

Última Modificação: 14/10/2015 10:50:09 | Visualizada 749 vezes


Ouvir matéria

Da Assessoria

O município de Assis Chateaubriand através da Secretaria de Educação e Cultura e em parceria com o Núcleo Regional de Educação realiza nessa terça-feira (12) a audiência pública que debate o Plano Municipal de Educação, que posteriormente será enviado a Câmara Municipal de Vereadores para votação.
O Plano reúne informações qualitativas e quantitativas do município, da área educacional. “Através da Lei nº 13.005/2014 que contempla 10 diretrizes, 20 metas e mais de 200 estratégias, a Comissão diagnosticou a nível de município as nossas peculiaridades e as nossas dificuldades, como o ensino integral que está contemplado no Plano e é um pedido à nível Nacional. São muitos pontos que foram discutidos, mas há alguns desafios como a Educação Integral, onde em até dez anos nós precisamos atender 50% das nossas escolas em período integral. Além de conseguirmos atender 100% das crianças no CMEI, conforme a demanda”, afirmou a secretaria de Educação, Marineide Azevedo Dioto.
Ainda segundo a secretária de Educação, todas as metas relacionados à Educação Básica, a respeito da formação do professor, do IDEB, educação infantil, médio e superior estão contemplados nesse Plano.
Participaram da audiência do Plano o vice prefeito, João Aparecido Pegoraro, que representou o prefeito Marcel Micheletto, a secretária de Educação, Marineide Azevedo Dioto, a secretária de Governo, Marlene Coleto Lopes, o secretário de Esportes, Celso Pommerening, a chefe do NRE, Débora Weiller, o presidente da Câmara de Vereadores, Natanael Ferreira os vereadores: Cezinha Lulu, Renato Sala, Vera Pestana, Madalena Rech, Joaquim Cardoso, Luiz Quemel e Aguinaldo Romanini. Participaram ainda da audiência professores, diretores e membros da sociedade civil organizada.


Veja abaixo as principais metas do PNE:

Educação Infantil
- Ter 100% das crianças de 4 e 5 anos matriculadas na pré-escola até 2016 e 50% das crianças com até três anos matriculadas em creches nos próximos dez anos.

Ensino Fundamental
- Fazer com que todas as crianças de 6 a 14 anos estejam matriculadas no ensino fundamental de 9 anos, e garantir que, em um prazo de dez anos, pelo menos 95% delas concluam o fundamental na idade recomendada.
- Alfabetizar todas as crianças até o fim do terceiro ano do ensino fundamental.

Ensino Médio
- Atendimento escolar para 100% dos adolescentes entre 15 a 17 anos até 2016 e elevar, em até dez anos, a taxa líquida de matrículas dessa faixa etária no ensino médio para 85%.
- Em até dez anos, triplicar o número de matrículas educação profissional técnica de nível médio, garantindo a qualidade; no mesmo período, aumentar em pelo menos 50% a oferta de matrículas no segmento público de educação profissional.

Ensino Superior
- Elevar a taxa bruta de matrícula da educação superior para 50% da população entre 18 a 24 anos, assegurando a qualidade, e expandir as matrículas no setor público em pelo menos 40%.
- Garantir que pelo menos 75% dos professores da educação superior sejam mestres e 35%, doutores.
- Ampliar as matrículas na pós-graduação stricto sensu para atingir a titulação anual de 60 mil mestres e 25 mil doutores.

Professores
- Criar, em até um ano, uma política nacional de formação de professores para assegurar que todos os professores da educação básica possuam curso de licenciatura de nível superior na área de conhecimento em que atuam.
- Formar, em até dez anos, 50% dos professores da educação básica em nível de pós-graduação, e garantir que 100% dos professores tenhtam curso de formação continuada.
- Equiparar, em até seis anos, os salários dos professores das redes públicas de educação básica ao dos demais profissionais com escolaridade equivalente.
- Criar, em até dois anos, planos de carreira para os professores do ensino básico e superior das redes públicas, tomando como base o piso salarial nacional.

Investimento
- Em até dois anos, dar condições para a efetivação da gestão democrática da educação, com critérios de mérito e desempenho e consulta pública à comunidade escolar.
- Atingir, em até dez anos, o investimento do equivalente a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação pública.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //