Saúde realiza evento em alusão ao Dia Internacional de Luta contra a AIDS

Quarta-feira, 09 de dezembro de 2015

Última Modificação: 11/12/2015 09:27:50 | Visualizada 994 vezes


Ouvir matéria

Da Assessoria

A secretaria de Saúde de Assis Chateaubriand realizou nos últimos dias uma série de mobilizações com palestras, exames, teste rápido de HIV, sífilis e hepatite C. A ação teve como objetivo central chamar a atenção para o combate a AIDS, comemorado no dia 01 de dezembro, onde uma campanha à nível federal tem como objetivo conscientizar a população. Este ano, o tema da campanha, proposto pelo Ministério da Saúde é “Tratamento como prevenção”, ressaltando a importância de que as pessoas devem se prevenir para minimizar o surgimento de novos casos de HIV/Aids, que pode, entre outras coisas, levar à morte.
O secretário de Saúde de Assis Chateaubriand, Junior Weiller, destacou a importância da conscientização e disse que ações como essa, através dos exames, são continuamente disponível na rede de saúde e acessível a toda a população”, informou.

HIV
HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da AIDS, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças.Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a AIDS. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações. 
Teste rápido é realizado por profissionais capacitados, sendo a primeira etapa aconselhamento antes do teste, coleta de sangue da polpa digital (dedo), análise, laudo, com orientações sobre o resultado, garantindo o sigilo preconizado por lei.
Quando fazer o teste? Durante o Pré-natal, gestantes, se teve alguma doença sexualmente transmissível, se manteve relação sexual sem preservativos, se compartilhou seringas ou agulhas, se fez tatuagem ou usa pircing.
Onde fazer o teste? Todas as unidades básicas de saúde de Assis Chateaubriand.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //