Assis dá continuidade ao Programa Municipal de Piscicultura 

Segunda-feira, 18 de abril de 2016

Última Modificação: 03/05/2016 08:53:38 | Visualizada 1936 vezes

A meta é chegar  a 10 mil toneladas de peixe por ano


Ouvir matéria

 

Da Assessoria

 

Na manhã da última quarta-feira (06) o secretário de Serviços Urbanos, Obras Públicas, Agricultura e Meio Ambiente, Juan Carlos Alves, acompanhado do técnico agrícola da Emater de Assis Chateaubriand, João Carlos Taschetto e do técnico em Piscicultura da secretaria de Agricultura e Meio ambiente, Gilmar Echhardt, visitaram as duas  Unidades de Referência em Piscicultura do município que já fazem parte do programa. As propriedades visitadas foram do produtor Marcelo Bertogna Reganhan localizada no Ramal Amora e a de Rodrigo Lazzari Hendges localizada na Vila Nice.

O programa consiste em fazer um levantamento da atividade de piscicultura do município bem como assistência técnica em todas as áreas.

O prefeito, Marcel Micheletto, incentiva a piscicultura, “Estamos produzindo com excelência, pois acreditamos que um peixe produzido com alto padrão de qualidade tem mercado garantido. Atualmente a tilápia por exemplo, é o peixe mais produzido no Brasil e o mais comercializado nas grades de supermercados. Hoje, os nossos produtores recebem o incentivo necessário para a prática desta cultura, pois nosso objetivo é ampliar a cadeia produtiva do peixe e tornar de fato um grande polo de piscicultura”

O secretário, Juan Carlos Alves, diz que “a área da agricultura do nosso município é a mola propulsora da nossa economia, nossos produtores mostram a cada dia a competência em diversificar na pequena propriedade, portanto temos o compromisso em incentivar todos os produtores, pois Assis tem a capacidade de aumentar a produção em pelo menos 30%.”

Segundo, João Carlos Taschetto, “essa parceria com da Emater com a prefeitura é importante para comprovar que Assis é o maior produtor estadual de tilápia, com isso a intenção é aumentar a produção e a produtividade de tilápia no município. Atualmente são 7.000 toneladas de produção anual e pretende-se chegar a 10 mil toneladas por ano em curto espaço de tempo. Dentro do programa o objetivo é aumentar a área de tanque para explorar mais, pois apenas 15% do potencial que o município pode atingir com melhor lençol freático do Paraná, está sendo utilizado”.

De acordo com Gilmar Echhardt, “Com esse trabalho é feita a visita técnica ao produtor de cada 10 a 15 dias, para verificar o desenvolvimento dos peixes e analisar a qualidade da água, temperatura, oxigênio, PH, amônia, nitrito,  dureza, alcalinidade e transparência. Em seguida é feito o calculo da conversão alimentar e orientado o produtor qual a quantidade ideal  de ração que deverá ser fornecida ao peixes, dentre outras orientações”.

Segundo o produtor Marcelo Bertogna Reganhan, “iniciei a diversificação com a piscicultura e ela nos trouxe alegria e satisfação, porque além de ser mais uma fonte de renda para a família, a propriedade está mais bonita e contar com o apoio de profissionais da área é ótimo para dar continuidade e crescer cada vez mais”.

É importante ressaltar que todo produtor que pretenda fazer parte deste procure a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e faça um requerimento da visita na propriedade para que analisar se esta produção não está causando danos ao meio ambiente, após a visita é encaminhado o projeto ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e ao Instituto das Águas do Paraná para que caso seja aprovado o produtor possa implantar a piscicultura na propriedade.  

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //