ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Assis intensifica ações contra dengue nos mutirões

Sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Visualizada 185 vezes

Último LIRAa apresentou o índice de 2,5%


Da Assessoria

 

De posse das informações obtidas durante a realização do quarto Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) do ano de 2017, a secretaria municipal de Saúde intensificou nos últimos dias os trabalhos. O foco se concentrou nos mutirões Primavera, Alvorada e Bela Vista, bairros que tiveram índice elevado de focos do mosquito no último Lira, divulgado no dia 27 de outubro.

O último LIRAa apresentou o índice de 2,5% e apontou que os focos do mosquito estão localizados nos depósitos removíveis (lixo doméstico), depósitos fixos (ralos de banheiros, vasos sanitários sem uso) e depósitos naturais árvores e flores (bromélias).

A região dos mutirões (Jardins Primavera, Alvorada e Bela Vista), aparece como com o índice mais alto. Em seguida temos o Jardim América 2, Europa Jardim Jussara e Panorama, Jardim Araçá, Jardim Paraná 1, Jardim Progresso Jardim América 1, Paraná 3, Jardim Progresso 1, Jardim Sheila e Plano Piloto 2.

Os dados obtidos através dos índices de focos do mosquito, servem de base para o intensificar os trabalhos. No entanto de acordo com o secretário de Saúde, Agnaldo Vieira, os moradores de todos os bairros devem redobrar a atenção quanto ao assunto e estar em alerta para combater o mosquito.

Por determinação do prefeito Marcel Micheletto, o combate à dengue é uma ação de governo, portanto envolvendo toda administração e sem interrupção. “Trabalhamos com todos os nossos esforços no combate a dengue em nosso município. Estamos mobilizamos contra o mosquito, mais ainda necessitamos da colaboração dos moradores, pois com ação deles e dos nossos agentes vamos baixar ainda mais esses números”, declarou.

Além das campanhas o município vem notificando proprietários de terrenos baldios e encaminhando para o Ministério Público quando é encontrado larvas do mosquito nas residências. Além de aplicação de multa administrativa.

Segundo Agnaldo o município não tem “baixado a guarda” e o combate tem sido realizado nos 365 dias do ano. “Todas as secretarias municipais estão vigilantes quanto ao assunto”, frisou.

A Secretaria de Saúde está realizando a visitação nos bairros realizando orientação e fiscalização seguindo os resultados do LIRAa, já trabalhamos nos mutirões, Jussara Panorama e iniciamos o jardim Europa, estamos realizando em parceria com a Secretaria de Educação atividades educativas com as equipes de saúde da família nas escolas através do programa saúde na escola, intensificamos as atividades educativas nos grupos através dos agentes comunitários de saúde, grupos de hipertensão diabetes, nas pesagem do bolsa família entre outros. 
Já a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Serviços Urbanos e Obras, está realizando a limpeza nos bairros para que o lixo não acumule água conforme os índices do LIRAa. 

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30. CANAL DE ATENDIMENTO: Disque 156!

Última atualização do site:   //