Dengue: 5º LIRAa do ano aponta risco médio em Assis Chateaubriand

Quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Última Modificação: 13/09/2018 17:25:32 | Visualizada 604 vezes


Ouvir matéria

A dengue é sempre motivo de preocupação na região oeste do estado. Pensando nisso, a Prefeitura de Assis Chateaubriand, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem promovendo ações por todos os bairros para controle do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da doença. Equipes de endemias percorrem espaços públicos e privados, vistoriando locais que possam acumular água e servir como criadouros do inseto.

 

Nesta semana, os agentes realizaram o 5º Levantamento de Índice Rápido do Aedes (LIRAa) de 2018, que apontou 1,2% como resultado. Isso significa que, em média, a cada 100 imóveis visitados, em 1 foi encontrado foco do mosquito. O índice classifica o município como de médio risco para uma epidemia, já que o Ministério da Saúde preconiza abaixo de 1% como nível ideal.

 

“Apesar de o índice se apresentar um pouco acima do recomendado, podemos dizer que, atualmente, a situação está controlada em Assis Chateaubriand. No entanto, é preciso ficarmos atentos, pois com a chegada do calor, combinado com constantes chuvas, cria-se o ambiente ideal para proliferação do inseto e o aumento de casos de contágio”, alerta o diretor de Vigilância em Saúde, Fábio Fantin Camilo.

 

O levantamento foi realizado de 10 a 14 de setembro. Nesse período, foram vistoriados 1.147 imóveis e em apenas 17 foi constatada a presença de larvas do Aedes.

 

“Nosso trabalho está sendo feito. Agora, precisamos que a população faça sua parte, cuidando com a limpeza de seus quintais e terrenos, afinal, uma simples tampinha de garrafa é o suficiente para criação do mosquito e, consequentemente, possível contaminação de pessoas em uma grande área”, reforça o secretário municipal de Saúde, Agnaldo Vieira.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //