Secretaria de Saúde começa o ano com arrastão para combate a escorpiões

Sexta-feira, 04 de janeiro de 2019

Última Modificação: 04/01/2019 15:33:11 | Visualizada 1051 vezes


Ouvir matéria

Entulhos e sujeira em quintais continuam sendo problema

 

A Prefeitura de Assis Chateaubriand, através da Secretaria de Saúde, iniciou 2019 intensificando os trabalhos de combate a escorpiões, simultaneamente ao enfrentamento ao mosquito da dengue.

 

Na quinta-feira (3), data em que todos os setores da administração pública municipal retomaram as atividades após o recesso administrativo, os agentes de endemias foram às ruas e vistoriaram dezenas de residências, empresas e terrenos baldios.

 

O trabalho começou pelo Plano Piloto, no trecho compreendido entre as avenidas Tupãssi e do Bosque – onde constantemente são encontrados escorpiões, mas se estenderá por todos os bairros da cidade nos próximos dias.

 

“Em apenas um dia e meio de trabalho, encontramos cinco escorpiões da espécie amarela, que são altamente venenosos e muito comuns em nossa região. É preciso que todos fiquem atentos aos seus quintais, pois o acúmulo de entulhos e sujeira continua sendo o grande problema e é onde encontramos esses animais peçonhentos”, afirma o diretor de Vigilância em Saúde, Fábio Fantin Camilo.

 

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Agnaldo Vieira, a fiscalização será mantida durante o ano todo, mas a prevenção a acidentes só é possível com a colaboração dos moradores.

 

“Por determinação do prefeito, João Pegoraro, começamos o ano já fazendo um intenso trabalho de vigilância para combatermos ao escorpião. Trata-se de um assunto muito sério e a população tem papel fundamental neste desafio”, enfatiza ele.

 

A Secretaria de Saúde alerta que o escorpião amarelo, uma das espécies de maior periculosidade, prefere se proteger em ambientes quentes e úmidos, saindo para caçar e se alimentar. No ambiente domiciliar, se abriga sob madeiras velhas, lenha, telhas, tijolos, restos de construção, entulhos e principalmente frestas em calçadas, muros e paredes.

 

O lixo domiciliar mal acondicionado, restos de alimentos e sujeira atraem insetos, como baratas e outros que são alimentos dos escorpiões. Dessa forma, estes animais têm abrigo, alimento e água no entorno das habitações.

 

Sendo assim, a melhor forma de prevenção é a limpeza dos ambientes, removendo entulhos e mantendo o lixo acondicionado adequadamente. Outra recomendação é não usar inseticidas na tentativa de combater escorpiões, pois esses produtos não têm eficiência para eliminar o animal.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //