Vacinação contra a gripe começa nesta quarta-feira

Terça-feira, 09 de abril de 2019

Última Modificação: 09/04/2019 14:47:37 | Visualizada 1177 vezes


Ouvir matéria

Em Assis Chateaubriand, 11 postos de saúde atenderão a campanha

 

Atenção pais! A Secretaria Municipal de Saúde de Assis Chateaubriand avisa que chegou a hora de proteger as crianças contra os vírus da gripe. Nesta quarta-feira (10), começa a 21ª edição da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, que tem como público-alvo não apenas menores de idade, mas diversos outros grupos da população.

 

Os primeiros a serem atendidos são crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, as gestantes e as puérperas, que são mulheres com até 45 dias pós-parto. A orientação é que esse público procure pela vacina logo no início da campanha, de 10 a 19 de abril.

 

A escolha prioritária, de acordo com o Ministério da Saúde, foi feita por causa da maior vulnerabilidade do grupo.

 

Em comparação a campanhas anteriores, a observação é que o público infantil foi ampliado, pois, até o ano passado, era imunizadas somente crianças menores de 5 anos.

 

O diretor de Vigilância em Saúde, Fábio Fantin, explica que, a partir de 22 de abril até 31 de maio, as doses estarão liberadas para todo o público-alvo, que inclui idosos, trabalhadores da área de saúde, professores de escolas públicas e privadas, e doentes crônicos, além de indígenas, detentos e funcionários do sistema prisional. A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis.

 

O secretário de Saúde, Renato Augusto Marcon, afirma que as 11 unidades de saúde de Assis Chateaubriand já dispõem de doses e estão prontas para receber a população, tanto da sede como do interior do município, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira.

 

“Pedimos para que os pais ou responsáveis legais não deixem de levar as crianças para receber a proteção contra a gripe. O período de inverno está se aproximando e a vacina é considerada um forte instrumento na luta contra os vírus, pois reforça o sistema imunológico, tornando-se uma das medidas mais efetivas de prevenção à doença e suas complicações”, reforça o secretário.

 

Carteira vacinal

 

Para a vacinação, é preciso que os pais levem a carteirinha vacinal da criança, até mesmo para atualização do esquema vacinal, caso haja pendências. Os demais devem levar documento de identificação. Já os professores precisam apresentar uma declaração da instituição de ensino onde atuam.

 

Contraindicações

 

A vacina é segura, mas é contraindicada para pessoas com alergia severa ao ovo. Segundo o diretor Fábio Fantin, as doses são seguras e não existem relatos de efeitos colaterais causados pela vacina. O que pode ocorrer de forma rara é dor, vermelhidão e endurecimento no local da injeção, que são manifestações consideradas benignas e os efeitos costumam passar em 48 horas.

 

Dia D da campanha

 

No dia 4 de maio, será realizado o Dia D da campanha, quando todos os postos de saúde atenderão a população para vacinação. A mobilização acontecerá num sábado, durante todo dia.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //