Febre amarela: Equipes de saúde visitam famílias do interior para vacinação neste sábado

Sexta-feira, 17 de maio de 2019

Última Modificação: 17/05/2019 17:08:43 | Visualizada 750 vezes


Ouvir matéria

Neste sábado (18), a Secretaria de Saúde de Assis Chateaubriand realiza uma mobilização de prevenção à febre amarela. Durante todo o dia, dez equipes de saúde visitarão moradores da área rural do município, atendendo sítios e chácaras, para vacinação contra a doença. O trabalho também acontece em residências nos arredores do Horto Municipal, por ser uma área de mata – onde há maior risco de transmissão.

 

Imóveis localizados em 11 quadras das avenidas do Bosque e Industrial, e da Rua Rolândia, bem como centenas de propriedades rurais, receberão a presença de agentes de saúde que solicitarão apresentação da carteirinha vacinal de cada morador. Aqueles que não tiverem o registro da dose contra febre amarela no documento, serão orientados a receberem a vacina que será aplicada na hora.

 

As casas fechadas receberão bilhetes, recomendando que os cidadãos compareçam com urgência a uma Unidade Básica de Saúde. A ação começa às 7h30 e vai até as 17h. A próxima etapa, que abrangerá propriedades rurais não atendidas nesta fase, será realizada no sábado seguinte, dia 25 de maio.

 

O trabalho é preventivo, já que não há registros atuais de febre amarela em Assis Chateaubriand, mas casos já foram confirmados em vários locais do país, inclusive no Paraná. A ação é uma recomendação do Ministério da Saúde, que ampliou a cobertura vacinal para todo o estado, levando em consideração o cenário epidemiológico do Brasil, a partir de 2018. A população alvo é formada por pessoas de 9 meses de idade a 59 anos.

 

A febre amarela é transmitida pela picada de mosquitos infectados, inclusive pelo Aedes aegypti, transmissor também da dengue, Chikungunya e Zika vírus. Os sintomas da doença são febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dor no corpo, pele e olhos amarelados, e hemorragia.

 

A vacina é a forma mais eficaz de proteção e está disponível durante o ano todo nos postos de saúde. Basta procurar a unidade mais próxima munido do cartão vacinal. É preciso apenas uma dose durante toda a vida.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //