Saúde de Assis promove treinamento a enfermeiros, cuidadores e pacientes ostomizados

Terça-feira, 25 de junho de 2019

Última Modificação: 25/06/2019 14:54:06 | Visualizada 739 vezes


Ouvir matéria

Preocupado em aprimorar o atendimento à população, o Governo de Assis Chateaubriand promoveu um dia inteiro de qualificação a profissionais de enfermagem e pacientes ostomizados, juntos com seus familiares/cuidadores.

 

A ostomia é a abertura de um órgão, por meio de ato cirúrgico, que passa a ter contato com o meio externo para eliminações de secreções (fezes e/ou urina). No Brasil, segundo a Associação Brasileira de Ostomizados, estima- se que há cerca de 50 mil ostomizados.

 

As causas que levam aÌ€ realização deste tipo de cirurgia são variadas. Entre as mais frequentes, estão traumatismos, doenças congênitas e inflamatórias, e tumores, como o câncer do intestino.

 

Em Assis Chateaubriand, “temos uma quantidade considerável de pacientes ostomizados e que são acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde”, diz o secretário da pasta, Renato Augusto Marcon. De acordo com ele, esses pacientes e seus familiares passam por muitas dificuldades para dar continuidade nos cuidados pós-cirúrgico, pois são relevantes o manejo e a adaptação nos aspectos físicos e emocionais após o paciente ganhar alta hospitalar – levando em consideração que uma ostomia pode ser temporária ou definitiva.

 

Na segunda-feira (24), especialistas do Ciscopar (Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná) prestaram informações relevantes em capacitação realizada no Centro de Convenções da Prefeitura (Auditório Municipal). Pela manhã, participaram profissionais de enfermagem que atuam nas Unidades Básicas de Saúde e, no período da tarde, foram orientados pacientes e familiares/cuidadores.

 

As palestras foram conduzidas pelos enfermeiros estomaterapeutas Ana Paula de Souza Cozza e João Batista Vieira. O treinamento também foi prestigiado pelo prefeito, João Aparecido Pegoraro, e pelo presidente do legislativo, vereador Odilo Denig.

 

“O objetivo do nosso governo é aprimorar todas as ações que evolvem os mais diversos tipos de atendimento à população, especialmente na área da saúde. Afinal, tratamos de vidas. Para isso, estamos preparando nossos profissionais para que, a cada dia, estejam mais qualificados nos cuidados e, da mesma forma, os próprios pacientes nos autocuidados que são imprescindíveis nos tratamentos, especialmente no caso dos ostomizados”, comentou o prefeito Pegoraro.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //