Novo modelo da Carteira de Identidade já é emitido em Assis Chateaubriand

Terça-feira, 25 de junho de 2019

Última Modificação: 26/06/2019 09:23:50 | Visualizada 3292 vezes


Ouvir matéria

O Município de Assis Chateaubriand já está expedindo o novo modelo da cédula da Carteira de Identidade, que foi totalmente reformulada e contém diversos elementos de segurança, como código de barras (QR Code) com dados do portador, relevo tátil e imagem reativa do Brasão da República em ultravioleta, entre outros.

 

O tamanho também foi reduzido, passando a ter 9,6 por 6,5 centímetros em papel filigranado. Além do Registro Geral (RG), o novo documento conta com o número do CPF e do PIS do cidadão.

 

A alteração foi instituída pelo Decreto nº 9.278, de fevereiro de 2018, e quem procurou o setor de Identificação de Assis Chateaubriand para emissão do RG, a partir de 20 de maio, já possui a carteira em novo layout.

 

Como se trata de uma novidade, a mudança vem gerando desconfianças de comerciantes e em repartições públicas, quando se é exigida a apresentação do documento.

 

Vale ressaltar que a criação do novo modelo não invalida as Carteiras de Identidade antigas, que seguem tendo a mesma validade em todo território nacional. A primeira via continua isenta e o valor da 2ª via é o mesmo: R$ 35,55.

 

Em média, por dia, o Setor de Identificação de Assis emite de 10 a 15 carteiras, representando aproximadamente 275 documentos ao mês. Após solicitar o pedido, o RG fica pronto em 15 dias úteis.

 

Pra fazer a Carteira de Identidade, é preciso apresentar Certidão de Nascimento ou Casamento, ou então de Divórcio, se for o caso.

 

A partir de março do ano que vem, o documento passará a contar também com tipagem sanguínea, números da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do título de eleitor. Por isso, caso seja possível, orienta-se que o cidadão faça o pedido de uma nova via a partir desse período, a fim de evitar futura nova alteração do documento em curto prazo.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //