Arrastão contra a dengue é realizado no Jardim Araçá

Terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Última Modificação: 21/01/2020 16:48:51 | Visualizada 921 vezes


Ouvir matéria

Bairro concentra o maior índice de focos do mosquito na cidade

 

A Secretaria de Serviços Urbanos e Obras, da Prefeitura de Assis Chateaubriand, vem realizando um arrastão de limpeza contra a dengue no Jardim Araçá, nesta semana. O bairro concentra o maior nível de infestação do mosquito transmissor da doença, conforme apontou o primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) deste ano de 2020. O relatório apresentou um índice de 11,6%, bem acima do índice geral do município que foi de 3,7%. Isso significa que, a cada 10 imóveis vistoriados pelos agentes de endemias no Araçá, em pelo menos um foram encontradas larvas do inseto.

 

Com base nesse cenário, a prefeitura designou uma equipe para promover um verdadeiro arrastão pelo bairro. Antes, equipes da Secretaria de Saúde entregaram bilhetes em todas as residências, informando os moradores sobre a ação e orientando-os a retirarem de seus quintais todo tipo de recipiente que possa acumular água e servir como criadouro. A recomendação foi para que depositassem os materiais em frente às residências, dentro de sacos plásticos, até o último domingo (19).

 

O município também intensificou o comunicado através de som volante, que percorreu todo o bairro na sexta (17) e no sábado (18).

 

“O arrastão começou na segunda-feira (20) e seguirá durante toda a semana. Para o trabalho, foram designados 8 servidores e 6 veículos, sendo uma pá-carregadeira, uma minicarregadeira (Bobcat) e quatro caminhões basculantes, que já retiraram mais de 30 cargas de lixo até esta terça-feira (21)”, detalhou o secretário de Serviços Urbanos e Obras, Leandro Silva Carlos.

 

A Prefeitura enfatiza que é expressamente proibido que os moradores joguem novamente lixo e entulhos nas ruas por onde a equipe já passou fazendo a limpeza.

 

O Município também reforça sua campanha de combate à dengue, cobrando a participação de toda a população, principalmente nesta época do ano, onde as chuvas constantes e o calor intenso formam ambiente ideal para proliferação do mosquito.

 

Além das ações preventivas realizadas pela Secretaria de Saúde nos bairros da cidade, é essencial que os moradores mantenham seus quintais limpos, uma vez que a grande maioria dos focos do mosquito é encontrada dentro das propriedades particulares.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //