Secretaria de Saúde confirma primeiro caso de COVID-19 em Assis Chateaubriand

Quarta-feira, 01 de abril de 2020

Última Modificação: 01/04/2020 19:53:48 | Visualizada 1433 vezes


Ouvir matéria

A Secretaria de Saúde de Assis Chateaubriand confirmou, no final da manhã desta quarta-feira (1º), o primeiro caso do novo coronavírus (COVID-19) no município. Trata-se de um homem com 75 anos de idade que, segundo a família, não teve histórico recente de viagem ao exterior e, portanto, pode se configurar como um caso de transmissão comunitária, algo a ser investigado pelas autoridades competentes.

 

O nome do paciente não é revelado pelo Município, por ética profissional na área da saúde, a fim de preservar a identidade da pessoa.

 

Conforme as informações, o homem começou a apresentar sintomas característicos de COVID no dia 23 de março, quando se manteve em isolamento domiciliar e foi internado num hospital de Cascavel, na última segunda-feira (30).

 

A Secretaria de Saúde comunica que, de imediato, assim que o resultado do exame laboratorial apontou positivo, a equipe da Vigilância Epidemiológica se reuniu com a família do paciente, que foi orientada a se manter em quarentena por 7 dias, sem contato com outras pessoas. Todos passam a ser monitorados pelo Município e, caso alguém apresente sintomas durante o período, será realizado exame laboratorial e a pessoa encaminhada para avaliação médica.

 

O novo boletim diário do coronavírus informou que, até esta quarta-feira, Assis Chateaubriand tem 16 casos suspeitos registrados. Além do caso confirmado, há 9 sendo investigados e outro 6 já tiveram resultados negativos.

 

Ambulatório Referência

 

Em meio à preocupação com a pandemia, foi instalado o Ambulatório Referência de Síndrome Gripal, com o objetivo de aprimorar o atendimento à população, centralizando pacientes que apresentam sintomas respiratórios e que podem se configurar como casos suspeitos de COVID-19.

 

A estrutura começou a funcionar na segunda-feira, na Unidade Central de Saúde Maria Efigênia. São 40 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e administrativos, que fazem atendimentos específicos a quem procura pelo sistema público de saúde com problemas respiratórios, após passarem pelos demais postos e Hospital Beneficente Moacir Micheletto.

 

O Ambulatório atende das 7h às 19h, de segunda a sábado.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //