Novembro Azul: mutirão para exames de PSA é realizado pela Secretaria de Saúde

Terça-feira, 01 de dezembro de 2020

Última Modificação: 01/12/2020 17:12:05 | Visualizada 576 vezes


Ouvir matéria

Ação descentralizada acontece em parceria com o Hospital do Câncer

 

Desde a semana passada, a Prefeitura de Assis Chateaubriand, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o CEONC (Hospital do Câncer de Cascavel), vem realizando o mutirão descentralizado para exames de PSA. A ação é alusiva ao “Novembro Azul”, uma campanha de conscientização aos cuidados com o câncer de próstata – o segundo mais comum entre homens.

 

Por conta da pandemia do coronavírus, para evitar aglomeração, ao invés de um grande mutirão central, os atendimentos estão acontecendo nos postos de saúde de várias comunidades e em diferentes datas. No interior, os exames já foram realizados nos patrimônios Nice e Silveirópolis, e no distrito de Bragantina.

 

Na segunda-feira (30), os atendimentos ocorreram na unidade de saúde do Jardim Panorama e, entre os homens que procuraram pelo exame, esteve o prefeito João Pegoraro, que reside na comunidade e incentivou para que a população faça o teste sanguíneo.

 

Parabenizamos as nossas equipes de saúde que estão percorrendo o município para atender o maior número de pessoas. O exame é fundamental para um possível diagnóstico precoce do câncer de próstata e, por isso, convocamos os homens para que deixem o preconceito de lado e façam o PSA. Esse cuidado com a saúde pode salvar vidas”, disse o prefeito Pegoraro.

 

Nesta quarta-feira (2), o mutirão retorna ao interior e será realizado em Terra Nova do Piquiri. O público-alvo são homens a partir dos 45 anos. Eles devem comparecer na Unidade de Saúde, das 8h às 12h. Para que não haja alteração no resultado, é recomendado estar em jejum há quatro horas antes do exame, se abster de sexo por 72 horas e não realizar atividades de ciclismo e cavalgada.

 

Ainda esta semana, outras duas comunidades serão atendidas. Na quinta-feira (3), o mutirão acontece no posto de saúde de Bragantina, a partir das 13h30, e na unidade do Conjunto Cristo Rei, na sexta-feira (4), a partir das 16h.

 

Na próxima terça-feira (8), a ação será realizada no patrimônio Engenheiro Azaury, a partir das 13h30. Já na quarta e quinta-feira (dias 9 e 10), os exames serão ofertados na Academia da Saúde do Jardim Progresso, das 8h às 12h. O encerramento do mutirão acontecerá no Jardim Araçá, dia 11, com atendimentos a partir das 13h30.

 

PSA (Antígeno Prostático Específico) é uma proteína produzida pela próstata. O exame mede a quantidade dela no sangue. Níveis altos podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata, como prostatite e hiperplasia prostática. Conforme estimativa do Instituto Nacional do Câncer, entre 2020 e 2022, ocorrerão cerca de 3,5 mil novos casos de câncer de próstata a cada ano no Paraná. No ano passado, o estado registrou 2.460 diagnósticos da doença, com 929 óbitos.

Prefeito Pegoraro também fez o exame sanguíneo Crédito: Aldo Nunes
Legenda: Prefeito Pegoraro também fez o exame sanguíneo

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //