Coronavírus: Secretaria de Saúde alerta sobre aumento de casos graves e falta de UTIs

Quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Última Modificação: 16/12/2020 16:33:42 | Visualizada 690 vezes


Ouvir matéria

Prefeito Pegoraro e diretoria do AHBMM reuniram-se para discutir momento crítico para a saúde

 

O prefeito de Assis Chateaubriand, João Pegoraro, recebeu em seu gabinete, na última sexta-feira (11), diretores da Associação Hospitalar Beneficente Moacir Micheletto para discutir o atual momento da pandemia do novo coronavírus, período no qual vem exigindo grandes esforços da saúde pública para manter os atendimentos à população e conter o agravamento clínico de pacientes contaminados pela Covid-19.

 

Assim como em todo o Paraná, a situação é preocupante em Assis Chateaubriand, uma vez que a quantidade de casos diários está crescendo na cidade e o Hospital Beneficente alcançou índice de 100% de ocupação dos leitos de UTI”, comentou o prefeito Pegoraro, após a reunião que também teve participação do presidente da Câmara Municipal, Odilo Denig, e do secretário de Saúde, Agnaldo Vieira.

 

A Secretaria Municipal de Saúde mantém sua estratégia com a estrutura exclusiva de atendimento à população com sintomas respiratórios no Ambulatório Referência de Síndrome Gripal. Desde que entrou em funcionamento, em março, mais de 1.000 pessoas foram recebidas na unidade, após serem encaminhadas pelos outros postos de saúde.

 

O Município está fazendo a sua parte, mas é preciso que a população mantenha os cuidados e sigam as recomendações sanitárias, principalmente evitando festas e demais aglomerações. Percebemos um desleixo e até um ar de tranquilidade, mas a situação é preocupante, pois esse comportamento está provocando uma expressiva alta na quantidade de casos em Assis Chateaubriand”, disse o secretário de Saúde.

 

O número de mortes em decorrência da Covid esteve estabilizado por 41 dias, mas a Secretaria Municipal de Saúde informou, nesta semana, mais dois óbitos por complicações da doença. Agnaldo Vieira alerta sobre o crescimento de casos graves, nas últimas semanas.

 

Nesta quarta-feira (16), fechamos o boletim com 12 moradores internados, sendo que cinco estão na UTI. Estamos torcendo e orando pela boa recuperação de todos, mas que esses casos sirvam de alerta para toda a população. Vamos nos cuidar e cada um fazer a sua parte para conter a disseminação do vírus”, orienta o secretário.

 

O Governo Municipal intensificou uma campanha de conscientização em parceria com os veículos de comunicação da cidade. Com o tema “Mude seus Hábitos”, o Município reforça a necessidade de se lavar as mãos frequentemente e higienizá-las com álcool em gel, usar máscara facial em locais públicos e respeitar o distanciamento social, evitando aglomerações. A campanha também ressalta a importância dos cuidados especialmente com os idosos, que fazem parte do grupo de risco e são a maioria das vítimas do coronavírus.

 

Evitar novas contaminações, esta é a regra!

 

Participaram da reunião no gabinete do prefeito os diretores Diego Furlan (administrativo) e Eduardo Cintra (clínico), e as diretoras Roberta Arneiro Dantas Lugli (técnica) e Luana Maricy Pinheiro (jurídica).

 

Boletim diário

 

Nesta quarta-feira (16), mais 32 casos de coronavírus foram registrados pela Secretaria de Saúde. No boletim, foram inseridos resultados positivos de 16 mulheres (com idades entre 20 e 78 anos), 10 homens (de 19 a 62 anos), dois adolescentes de 16 e 17 anos, duas crianças de 6 e 9 anos e dois bebês de 1 e 2 anos. Outros cinco exames tiveram resultados negativos.

 

O número oficial de contaminados na cidade chegou a 1.001 pessoas e a quantidade de curados se mantém em 820.

 

Entre os 171 pacientes atualmente em tratamento, 5 estão internados na UTI e 7 na enfermaria do Hospital Beneficente Moacir Micheletto, enquanto que 159 seguem tratamento domiciliar com determinação da Vigilância Sanitária para que mantenham isolamento social. Eles assinaram o Termo de Notificação e Consentimento, onde são alertados das consequências administrativas e criminais previstas em decreto municipal e no Código Penal Brasileiro, caso sejam flagrados descumprindo o isolamento durante o período estabelecido pelos profissionais de saúde.

 

Ainda conforme o novo boletim, há 39 casos suspeitos em investigação e o total de exames com resultados negativos é de 1.859.

 

Mortes

 

Assis Chateaubriand registra 10 óbitos por complicações da Covid-19, sendo cinco mulheres com 71, 79, 37, 88 e 57 anos, nos dias 28 de agosto, 4 e 5 de junho, 3 de novembro e 4 dezembro, e cinco homens de 73, 77, 85, 73 e 75 anos, ocorridos nos dias 25 e 12 de setembro, 13 e 14 de julho, e o mais recente, nesta terça-feira, 15 de dezembro.

Prefeito Pegoraro recebeu o presidente da Câmara Municipal, Odilo Denig, e secretário de Saúde, Agnaldo Vieira, e os diretores administrativo, Diego Furlan, clínico, Eduardo Cintra, a diretora técnica, Roberta Arneiro Dantas Lugli, e a diretora jurídica, Crédito: Aldo Nunes
Legenda: Prefeito Pegoraro recebeu o presidente da Câmara Municipal, Odilo Denig, e secretário de Saúde, Agnaldo Vieira, e os diretores administrativo, Diego Furlan, clínico, Eduardo Cintra, a diretora técnica, Roberta Arneiro Dantas Lugli, e a diretora jurídica,

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //