Seja uma Família acolhedora!

Sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Última Modificação: 19/02/2021 16:19:34 | Visualizada 517 vezes


Ouvir matéria

Seja uma Família acolhedora!

Famílias participantes recebem auxílio de um salário mínimo por criança acolhida

Desde novembro de 2018 o município de Assis Chateaubriand conta com o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora. Este serviço consiste em cadastrar, avaliar, selecionar, capacitar e acompanhar famílias Chateaubriandenses para receberem em suas casas, por um período determinado, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de desproteção que, por ordem judicial, precisam ser afastados de sua família de origem, dando-lhes acolhida e a possibilidade de convivência familiar e comunitária.

As Famílias interessadas passam por um processo de capacitação e orientação até se tornarem aptas a acolher uma criança em seu lar. Todo esse processo é acompanhado por uma equipe de assistente social e psicóloga que dão todo respaldo à família e à criança ou adolescente, enquanto dure o processo de acolhimento.

Durante o período (que pode durar até 2 anos), a família recebe 1 auxílio financeiro no valor de 1 salário mínimo por criança e outros incentivos como a isenção do IPTU.

Atualmente o município tem 15 crianças e adolescentes acolhidos na modalidade Casa Lar. Eles recebem todos os cuidados necessários para garantir uma vida digna e de qualidade que o município possa ofertar.

Entretanto o cuidado é realizado por cuidadoras, que são funcionárias do município que cuidam e auxiliam na rotina diária. O que falta a elas é a oportunidade de viver em família e isso será possível se houver famílias acolhedoras.

O tratamento individualizado, o carinho, o amor e a atenção dispensados no acolhimento familiar são importantíssimos para a reconstrução da vida dessas crianças, por outro lado, a família que acolhe tem mais alguém para amar, ajudar e se orgulhar.

Segundo a Secretária da Assistência Social e da Mulher- primeira dama Izabel Cristina Pereira Claro, é uma grande necessidade ter famílias acolhedoras. “Nós precisamos que estas crianças sejam acolhidas, amadas, que saibam o que é estar no seio familiar, até mesmo por que foram retiradas de um convívio familiar que não era saudável. Nosso maior objetivo é proporcionar a estas crianças e adolescentes a garantia de seus direitos e a oportunidade de receber amor de família.”, frisou Izabel.

Ela também ressalta que a execução desse serviço é uma grande prioridade para o prefeito Valtinho. “Ele sempre diz que enquanto não estão com suas famílias o município tem que ser a família delas e garantir tudo o que precisam, seja na Casa Lar ou em Família Acolhedora”, finalizou ela.

O prefeito Valtinho, tem um olhar muito carinhoso com estas crianças. “ É extremamente importante que as crianças sejam acolhidas, para que assim tenham um convívio familiar, sempre estarei me colocando à disposição para que todos os programas sejam desenvolvidos em toda sua essência e sejam muito bem executados”, disse o prefeito.

Atualmente o município tem 2 adolescentes em família acolhedora, seria importante que todas as crianças que precisam ser acolhidas, tivessem uma família à sua espera, então, seja você também uma dessas famílias.

As pessoas interessadas podem entrar em contato através do 44- 9 9153-6532 ou na Secretaria de Assistência Social 44- 3528-8487 com a equipe do serviço.

 

 

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //