A Escola Odila na música e a Escola Paulo Pimentel no desenho, concorreram 106.252 estudantes de 1.249 escolas do Paraná

Duas escolas municipais estão na final do prêmio Ministério Público do Trabalho (MPT) na Escola

Segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Última Modificação: 13/09/2021 11:04:08 | Visualizada 677 vezes


Ouvir matéria

Duas escolas municipais estão na final do prêmio Ministério Público do Trabalho (MPT) na Escola

A Escola Odila na música e a Escola Paulo Pimentel no desenho, concorreram 106.252 estudantes de 1.249 escolas do Paraná

Assis Chateaubriand está entre os três melhores trabalhos da etapa estadual do Prêmio Ministério Público do Trabalho (MPT) na Escola 2021. Duas escolas municipais foram classificadas para representar o município em Curitiba na final do prêmio, que aborda a temática da exploração do trabalho infantil. Na quinta-feira (9), os alunos das Escolas Paulo Pimentel do Encantado do Oeste na categoria desenho e da Escola  Odila de Souza Teixeira na categoria música. A Professora Roselaine Aparecida Morilha Rodrigues, orientadora do projeto e diretora da Escola Municipal Dr. Paulo Pimentel – Celma Aparecida Costa, acompanharam Amanda Lucié Gati.  Áurea Esser Souza, diretora da Escola Odila de Souza Teixeira, as coordenadoras Pedagógicas: Josiane Aparecida Luiz de Lima e Ana Lúcia Serra de Mello  e ainda a professora orientadora do Projeto na escola, Valéria Regiane Pereira Ferreira acompanharam os alunos, Samuel Palharim Alves de Araújo e Sara Rodrigues Barreto, foram recebidos pelo  prefeito, Valter Aparecido Souza Correia, Valtinho, em seu gabinete, acompanhado da  Secretária de Educação Fátima Sobral e da coordenadora Pedagógica Rosangela Maria Cisz Cordeiro.

O Ministério Público do Trabalho no Paraná divulgou os 12 trabalhos selecionados na etapa estadual do Prêmio MPT na Escola de 2021 e entre eles estão duas Escolas Municipais de Assis Chateaubriand. Na categoria desenho, com o título “Sonho ou realidade”, da aluna Amanda Lucié Gati  da Escola Municipal Dr. Paulo Pimentel e na categoria música intitulada, “‘Ei você! que também já foi criança!”, com os alunos  Sara Rodrigues Barreto e Samuel Palharim Alves de Araújo da Escola Municipal Professora Odila de Souza Teixeira.

“Estou muito feliz e lisonjeado, com essas crianças e quero também dizer o quanto eu estou alegre e feliz com relação às professoras, coordenadoras, tanto do Odila, e também do Encantado, enfim, duas categorias que o município foi classificado, que é a de música e a de desenho. Então eu tenho certeza que a dedicação dessas coordenadoras, dessas professoras, o resultado está aí, tenho certeza que quem ganha com isso é o nosso município”, salientou o prefeito Valtinho.

“Quero aqui parabenizar todas as escolas do município que se envolveram nesse projeto do Ministério Público do Trabalho, é um projeto muito importante principalmente por trabalhar a temática da erradicação do trabalho infantil e o município está junto nessa luta contra a exploração das nossas crianças. Então todas as escolas estão de parabéns e dentre as escolas nós tivemos a seleção da escola Odila na música e a da Paulo Pimentel do Encantado no desenho. Os trabalhos de todos os participantes foram lindos, maravilhosos, então parabéns de coração a todos que se envolveram”, enfatizou Fátima Sobral.

“Coração tá muito feliz, a Escola Odila mais uma vez sendo destaque, no ano de dois mil e dezenove ela já foi classificada entre as três melhores do Paraná, fomos para Curitiba e voltamos com a premiação de segundo lugar.  O ano passado não teve, por conta da pandemia e esse ano novamente está entre as três melhores do Paraná na categoria música. E isso tudo a gente deve ao esforço, à dedicação da professora orientadora, que gosta muito de música, professora Valéria Ferreira e também temos que agradecer a Secretaria de Educação pelo suporte, pelo apoio, pelo incentivo. Para nós é uma alegria muito grande, para essas crianças que estão participando muito mais. Eles estão muito felizes por terem se classificado.  Agora é esperar e torcer pelo primeiro lugar”, disse Áurea Esser, diretora da Escola Odila.

“Nós percebemos que a escola Paulo Pimentel vem se destacando e estamos muito felizes e confiantes que vem o primeiro lugar. Foi abraçada a causa, foi trabalhado com bastante empenho, levando-se em conta a importância da temática, então nós estamos bastante confiantes. A Amanda teve todo um suporte, a professora trabalhou toda a temática, foi encaminhado para família e foi feita toda a filmagem, foi dado todo o suporte pra aluna”, garantiu a diretora Celma Costa da Escola Paulo Pimentel.

Neste ano, o projeto MPT na Escola no Paraná teve a maior adesão de municípios, escolas, educadores (as) e estudantes de sua história. Participaram 1.249 escolas de 114 municípios – há dois anos, foram 716 escolas de 53 municípios. O número de educadores e educadoras que abraçaram a ideia do projeto passou de 3.199 para 4.025, envolvendo 106.252 estudantes – em 2019 foram 91.701. A ideia é envolver um número cada vez maior de pessoas na luta contra o trabalho infantil e o incentivo à aprendizagem. As secretarias de Educação de 39 municípios inscreveram 112 obras (contos, desenhos, músicas e poesias desenvolvidas por alunos de 4º a 7º anos).  No município de Assis Chateaubriand 14 escolas participaram.

O Prêmio é a coroação do Projeto MPT- Ministério Público do Trabalho, na Escola, que usa a arte para fomentar a participação de secretarias(os) municipais de educação, educadoras(es) e estudantes em ações de mobilização, conscientização e prevenção da exploração do trabalho infantil e de adolescentes.

Na etapa estadual foram escolhidos os 12 trabalhos com os melhores desempenhos (três de cada categoria). O melhor trabalho de cada categoria vai representar o Paraná na etapa nacional do prêmio. O resultado deve ser conhecido até o dia 12 de outubro. Em função da pandemia, ainda não foi definido se haverá eventos de premiação (estadual ou nacional) e qual será seu formato.

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //