Primeira audiência foi com moradores do Hélio Laghi

Assis Chateaubriand adere a programa para documentar moradias sem titularidade

Quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Última Modificação: 16/09/2021 17:23:51 | Visualizada 562 vezes


Ouvir matéria

Assis Chateaubriand adere a programa para documentar moradias sem titularidade

Primeira audiência foi com moradores do Hélio Laghi

Com olhar voltado para todas as áreas do município, o prefeito Valter Aparecido Souza Correia, Valtinho, desde que assumiu o governo, solicitou que pudesse buscar alternativas para sanar o problema relacionado a moradias irregulares no município. Após algumas tratativas realizadas pelo município através da Secretaria de Habitação e Assuntos comunitários, aderiu em maio ao Programa de Regularização Fundiária Moradia Legal do Tribunal de Justiça do Paraná, o qual objetiva documentar as moradias sem titularidade

Na noite de terça-feira (14), ocorreu a primeira audiência pública, de uma série que serão realizadas. Foi no Clube do Vovô, e foi com moradores do Conjunto Hélio Laghi, que está consolidado há vários anos no município.

Inicialmente foi apresentado a estimativa de 810 moradias com irregularidades correspondendo às seguintes localidades: Patrimônio de Silveirópolis; Conjunto Hélio Laghi; Conjunto Bela Vista; Conjunto Olinda Sperafico; Conjunto Felipe Passoni, Conjunto João Motta e Praça Nice no distrito de Encantado do Oeste.

Quem fez a apresentação da proposta de trabalho e convite para adesão dos moradores do Conjunto Hélio Laghi ao programa foi o juiz TJPR Ricardo Piovesan.

Para execução do trabalho, o município manifestou a necessidade de auxílio técnico por ente privado, sendo disponibilizado pelo TJPR, através de sua coordenadoria, a indicação da empresa Propriedade Legal Regularizações Fundiárias, com a qual Assis Chateaubriand firmou parceria em junho/2021.

Desde então a empresa vem realizando análises e estudos para desenvolvimento do Programa conforme plano de trabalho entregue presencialmente, com a colaboração da equipe da secretaria de Habitação e Engenharia com apresentação da documentação que se fizerem necessárias.

"É extremamente gratificante proporcionar isso para as pessoas e assim possam obter titularidade e realizar isso de forma legal. Foi um dos primeiros pedidos feitos à Secretaria de Habitação e Assuntos Comunitários, que tem à frente o Ademir Dioto, conhecido como “Farofa”, a Carla Andresa Ferreira, Assistente Social e Ariele Raianne de Souza, agente administrativa. Nós temos mais de oitocentos moradias para ser regularizadas e eu tenho certeza que em breve iremos entregar o documento de titularidade da casa, que é aquilo que cada família está na busca que é a garantia legal da sua habitação”.

“Trata-se de uma oportunidade única, que foi possibilitada através desta ação do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Poder Executivo com apoio da Câmara, para assim garantir a todas as famílias um título de propriedade. Lógico, depende da decisão de aderir ou não ao programa, é uma opção viável para que as famílias possam ter segurança, dignidade e cidadania através do programa Moradia Legal no estado do Paraná”, assegurou o presidente Matheus Henrique Ribeiro Marques.

“Hoje o Tribunal de Justiça junto com o município e o prefeito Valtinho está aqui pra dar dignidade. Vocês serão proprietários, um pedacinho aqui de Assis Chateaubriand vai ser de vocês, porque todo mundo tem que ter uma casa, para fazer o que quiser, crescer, criar filhos e deixar pra eles essa segurança. E é isso que o Tribunal veio fazer, entregar para as famílias a cidadania e dignidade”, destacou o juiz do TJPR Ricardo Piovesan.

 Representantes da empresa que está executando o trabalho Dr Naim Akel Neto - Diretor empresa Propriedade Legal, Hermínio Varesqui - Gerente Regional Propriedade Legal e Thailon Souza - Colaborador Propriedade Legal. Os moradores que aderiram ao programa serão atendidos a partir de quarta-feira (15), após o agendamento.

Estiveram presentes na audiência pública o vice-prefeito licenciado Cloves Luiz Angeleli, Secretário de Habitação e Assuntos Comunitários- Ademir Adilson Diotto, Secretaria da Educação e Cultura, Fátima Aparecida Sobral, Secretário do Esporte, Márcio Orlandini, Secretário  de Governo – Claudenir Honório da Silva, representante do Conselho de Habitação- COHASSIS- Paulo Dias Lima, e os vereadores Ademir Aparecido da Silva, Elizandréia Pardinho Silva, Franciane Sonni Martins Micheletto, Francisco do Nascimento, Joaquim Martins Cardoso e Osmar Aparecido Rinki.

 

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //