Município finaliza antecipadamente o 2° Convênio com a Itaipu Binacional

Quarta-feira, 13 de abril de 2022

Última Modificação: 13/04/2022 16:57:11 | Visualizada 245 vezes


Ouvir matéria

Município finaliza antecipadamente o 2° Convênio com a Itaipu Binacional

O Município protocolou na última semana (04/04) a finalização do convênio com a Itaipu Binacional e aguarda assinatura de um próximo convênio.

O convênio firmado em junho de 2020, teve continuidade na gestão do Prefeito Valtinho, sendo finalizado no último dia 04 de abril, através da implementação de um conjunto de atividades de manejo integrado de água e solo (práticas conservacionistas), saneamento ambiental urbano e rural, conservação da biodiversidade e fortalecimento da agropecuária no Município de Assis Chateaubriand.

O Convênio finalizado resultou no investimento pela Itaipu Binacional de R$ 2.199.015,60 (Dois milhões, cento e noventa e nove mil, quinze reais e sessenta centavos) e a contrapartida do Município no valor de R$ 1.445.949,85 (Um milhão, quatrocentos e quarenta e cinco mil reais, novecentos e quarenta e nove reais e oitenta e cinco centavos).

A área rural do Município foi contemplada com 177.070,40m² de adequação em estradas, 121.897,80m² de cascalhamento em estradas, abrangendo Estrada Encantado do Oeste à São Pedro do Piquiri, Ramal Lambari e Estrada Alívio, bem como, a realização de terraço base larga construção e reforma, resultando em 70.265,00m e aquisição de Terraceador Mecânico de 30 discos.

Já na área urbana e rural foram recuperadas e protegidas de 42 nascentes.

Na área de resíduos recicláveis, os investimentos foram na aquisição de caminhões para a coleta seletiva, descascador de fios, empilhadeira motorizada, aumento da esteira de separação de resíduos, móveis, sacos de ráfia, materiais educativos, kits de uniformes e epi. Dessa forma, os investimentos foram constantes, favorecendo a Unidade de Valorização de Recicláveis do Município, associados da ACAMAR e a toda população.

O prefeito Valter Aparecido Souza Correia, Valtinho, agradeceu a Itaipu Binacional por todos os investimentos que realizam no Município desde o 1° convênio assinado em dezembro de 2017: “Sinto-me lisonjeado em termos dado continuado e termos dedicado ao Convênio com a Itaipu Binacional, com resultados fantásticos alcançados favorecendo os nossos munícipes”.

Segundo o secretário de Agricultura e Transportes que é Gestor do Convênio, Alessandro Bahia Nunes: “Todas essas melhorias foram possíveis graças à parceria que temos com a Itaipu Binacional e iremos continuar desenvolvendo demais atividades a serem firmadas”.

O secretário de Obras, Serviços Urbanos, Infraestrutura e Meio Ambiente, Douglas Cazaqui, frisou que “Em mais um ano consecutivo estamos realizando a entrega dos sacos de ráfia nas residências, juntamente com folder educativo e imã de geladeira, através da ACAMAR. Objetivando que os munícipes realizem adequadamente a separação e a disponibilização dos resíduos recicláveis. Conforme a Política Municipal de Resíduos Sólidos do Município de Assis Chateaubriand (Lei n° 3022), as segregações dos resíduos são de responsabilidade de ocorrer na fonte geradora, ou seja, a população é a responsável pela separação dos resíduos em orgânico/rejeito e resíduos recicláveis”.

O Município juntamente com a Itaipu Binacional já tem planejado o novo plano de trabalho para ser firmado em breve, com a implementação de atividades diversas.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //