Para marcar o dia Mundial da Saúde Mental

Realizado II Seminário Municipal de Saúde Mental em Assis Chateaubriand

Terça-feira, 11 de outubro de 2022

Última Modificação: 11/10/2022 14:37:20 | Visualizada 115 vezes


Ouvir matéria

Realizado II Seminário Municipal de Saúde Mental em Assis Chateaubriand

Para marcar o dia Mundial da Saúde Mental

O município de Assis Chateaubriand, através da Secretaria de Saúde e CAPS 1- Centro de Atenção Psicossocial realizou no dia 10 de outubro data que é celebrado o Dia Mundial da Saúde Mental, o II Seminário Municipal de Saúde Mental. Foi realizado de manhã e tarde com públicos diferentes, sendo profissionais da saúde, educação e assistência social no Centro de Convenções (Auditório Municipal).

Nos últimos anos, as doenças mentais tiveram um aumento considerável. A depressão e a ansiedade aumentaram mais de 25% apenas no primeiro ano da pandemia do Covid-19. Dessa forma, faz-se necessário aprofundar o valor e o compromisso que damos à saúde mental. A produção de saúde mental passa necessariamente pela construção da intersetorialidade e do trabalho em uma rede articulada de saberes e práticas.

“O nosso município está investindo nessa área, pois sabemos que a demanda aumentou tanto que implantamos a Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental (EMAESM), que conta com 2 psicólogos, 1 assistente social, 1 médico e 1 estagiário de psicologia. Discutir o assunto é de extrema importância, por isso parabenizar a nossa equipe pela organização do seminário e o pedido do prefeito Valtinho é que possamos continuar dando uma atenção diferenciada nesta área da saúde mental”, assegurou o Secretário de Saúde Fábio Fantin Camilo.

Lirian Aparecida Ferreira Feliciano – Coordenadora do Caps I (Centro De Atenção Psicossocial) lembra que a data visa chamar a atenção pública para a questão da saúde mental global. “Temos que continuar a combater o preconceito e o estigma relacionado aos cuidados com a saúde. Diariamente atendemos pessoas no CAPS e todo o carinho e respeito com os que procuram é fundamental para a continuidade do tratamento. Além da medicação prescrita pelo profissional médico, temos psicólogas e também as oficinas que contribuem e muito para que possam viver de forma intensa as coisas que parecem simples no dia-a-dia”, pontuou Lirian

Nos dois horários aconteceu apresentação cultural através de um trabalho que faz parte da Oficina Terapêutica de música do CAPS. As apresentações foram realizadas pelo senhor Olávio Jorge Franklin e a professora Sol Spoti.

Simone Salete Longo Zelonh, falou sobre a promoção de Saúde Mental, um fazer de muitas práticas e José Augusto Soavinski trabalhou sobre o tema, dependente químico e o contexto sócio familiar. Adriane De Fátima Cardoso, Coordenadora Da Atenção Primária, também participou do evento.

 

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //