Equipe do IBGE apresenta andamento do censo 2022 em Assis Chateaubriand

Sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Última Modificação: 25/11/2022 11:06:47 | Visualizada 185 vezes


Ouvir matéria

Equipe do IBGE apresenta andamento do censo 2022 em Assis Chateaubriand

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (24), a 2ª Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022 (REPAC) do município de Assis Chateaubriand. A reunião conduzida por Roberta Xavier dos Santos, Coordenadora Censitária de Subárea do IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, aconteceu na sala de reuniões no Paço Municipal.

No encontro foram apresentadas algumas estatísticas já levantadas e como tem sido o trabalho do censo nesses mais de 100 dias em campo. Um dado que preocupa é que aproximadamente 30% da população ainda não foi recenseada e os trabalhos do Censo seguem até o dia 20 de dezembro.

O pedido feito pela equipe do IBGE é para que as pessoas colaborem com o andamento do Censo, recebendo bem os recenseadores e informando com exatidão os dados perguntados.

Segundo Roberta Xavier dos Santos, uma das questões que têm dificultado o trabalho dos recenseadores são os domicílios fechados. “A maior dificuldade são os domicílios fechados e também as recusas daqueles que não querem mesmo responder as perguntas”, afirmou a Coordenadora Censitária.

O prefeito Valter Aparecido Souza Correia, Valtinho, participou da reunião e destacou a importância da ajuda da população para conclusão do Censo 2022. “Nós precisamos da compreensão dos chateaubriandenses, pois os dados do Censo têm impacto em tudo, por isso é extremamente importante que todos recebam os recenseadores e respondam corretamente as perguntas”, assegurou Valtinho.

Participaram da reunião Izabel Cristina Pereira Claro -Secretária da Assistência Social e da Mulher Claudenir Honório da Silva- Secretário de Governo;  Fatima Aparecida Sobral; Secretária da Educação e Cultura; Alessandro Bahia Nunes – Secretário de Agricultura e Transportes; Márcio Orlandini - Secretário do Esporte; Milene Cristina Aleixo Ferreira Angeleli -Secretária do Trabalho, Emprego e Turismo, Adriani de Fátima Cardoso, Coordenadora da Atenção Primária e Antônio Orlandini presidente do Sindicato dos trabalhadores Rurais de Assis Chateaubriand

Qual a utilidade do Censo realizado pelo IBGE?

   Além de contabilizar a população brasileira, os números do Censo também fornecem informações sobre frequência à escola, renda, taxa de ocupação, cobertura de coleta de lixo, saneamento, energia pública e acesso à internet. Todos esses dados são de crucial importância para que o governo e entidades do terceiro setor possam elaborar políticas públicas. Além disso, as referências disponibilizadas pela pesquisa do IBGE também são utilizadas em trabalhos acadêmicos e para a organização de planos estratégicos em empresas privadas. 

 O que acontece se eu não atender o IBGE?

No Censo 2022, toda a população é obrigada a responder a pesquisa do IBGE e caso haja recusa, poderá ser multada. Na lei Federal 5.534/68 é determinado que a multa seja de até 10 vezes o salário-mínimo (R$ 12.120,00), caso seja infração primária.

 

 

 

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //