Mostra Pedagógica marca o encerramento dos projetos do Programa "A União Faz a Vida"

Terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Última Modificação: 13/12/2022 15:36:06 | Visualizada 103 vezes


Ouvir matéria

Mostra Pedagógica marca o encerramento dos projetos do Programa “A União Faz a Vida”

O evento contou com participação de autoridades, professores, pais, alunos e apoiadores

Na sexta-feira (9), o município de Assis Chateaubriand através da Secretaria de Educação e Cultura promoveu a Mostra Pedagógica dos projetos realizados através do Programa A União Faz a Vida, no Teatro Municipal Deputado Federal Moacir Micheletto. O Programa A União Faz a Vida tem como objetivo em construir, vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, sendo uma iniciativa da Cooperativa Sicredi.

Ao longo deste ano, foram elaborados 28 projetos de diversos temas com a participação de 16 Instituições de Ensino do Município (Escolas e CMEIs), 85 professores, 629 alunos da educação infantil e diversos apoiadores.

A abertura do evento foi através do Prefeito Valter Aparecido Souza Correia, Valtinho, Secretária de Educação e Cultura Fátima Aparecida Sobral, Gerente da Cooperativa Sicredi de Assis Chateaubriand Eleandro Piveta, Analista do Desenvolvimento do Cooperativismo Marcelo Ribeiro Nunes e Assessor Pedagógico do Programa A União Faz a Vida.

Logo em seguida, ocorreu o momento de apresentação dos projetos pelos professores participantes, conduzido pela Professora Beatriz Freitas, objetivando a demonstração e reconhecimento pelas excelentes ações dos projetos desenvolvidos no decorrer de 2022. O momento também contou com o depoimento de apoiadores, entre eles do Major QOPM Cláudio Ricardo dos Santos Oliveira Pinto Comandante do 31° BPM e da Agricultora/Artesã Sandra Degering.

Outro momento de encantamento entre todos os presentes, foi a participação do Abelhão, símbolo do Programa A União Faz a Vida, Mickey e Minnie da Escola de Idiomas KNN e do famoso Leão Leonel do Mundo Animal de Toledo, momento este, em que as crianças foram ao delírio e convidadas para subirem ao palco para cantaram juntamente com a Cantora Bianca Achitti a música oficial do Programa, podendo ver de perto e abraçar os personagens.

Posteriormente, foram oportunizados às autoridades, pais, alunos e apoiadores a visitarem a belíssima exposição dos trabalhos organizados pelos professores.

Conforme a Secretária de Educação e Cultura, Fátima Sobral, “a Sicredi é uma grande parceira. A União Faz a Vida é um Programa muito importante, porque além do espírito de cooperativismo que vai desde os nossos pequenininhos, lá dos Cmeis, até a educação infantil, então só temos de agradecer, porque todas as atividades foram desenvolvidas nas escolas e partiram da experiência das crianças, da curiosidade, elas visitaram, elas observaram e a partir da curiosidade o tema gerador foi para o projeto das crianças, sendo horta, passeios, cuidado com os animais. Vários projetos que envolveram as crianças se unirem em prol do mundo melhor.”

Segundo o Gerente da Cooperativa Sicredi Eleandro Piveta, “Pelo 4° ano consecutivo o encerramento do Programa União Faz a Vida, que está implantado em nosso município, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, foi um sucesso. A União Faz a Vida é um dos principais Programas do Sicredi que busca despertar o espírito de cooperação e cidadania nas crianças desde o início da sua vida. Com certeza as crianças começando com o espírito de cidadania se formarão cidadãos melhores para o futuro.”

“Participei do evento não só como autoridade, mas também como pai, meu filho participou de um dos projetos através do Programa A União Faz a Vida, fico muito lisonjeado, com essa parceria do Sicredi junto ao Município. A criança já é natural que ela tem curiosidade e com a realização de projetos se promove e estimula ainda mais a curiosidade e a percepção de mundo pelas crianças. Parabenizo todos os envolvidos, principalmente aos professores, é nítido em todos os projetos o quanto amam o que fazem e o quanto amam para quem fazem, que são nossas crianças, deixando muitas marcas positivas nos alunos no decorrer da vida escolar. Aproveito para agradecer também toda comunidade escolar e apoiadores, pois através do incentivo e apoio de cada um de vocês junto aos professores, se pode alcançar esses valiosos resultados”, salientou o prefeito Valtinho.

Projetos realizados:

Escola Municipal Cherlei Coutrin de Oliveira – Educação Infantil e Ensino Fundamental

Projetos: Receitas da vovó, repletas de sabor e afeto; conhecendo a horta; e A Importância das brincadeiras para o desenvolvimento das crianças

Escola Municipal Dr. Luiz Osíris - Educação Infantil e Ensino Fundamental

Projeto: Meu mundo animal

Escola Municipal Heitor de Alencar Furtado – Educação Infantil e Ensino Fundamental

Projeto: Jardim

Escola Municipal Janice Galdino – Educação Infantil e Ensino Fundamental

Projetos: De onde vem a água? Brinquedos e brincadeiras; Histórias: Ler, contar, recontar e criar; e plantar hoje, sorrir sempre

Escola Rural Municipal Rui Barbosa – Educação Infantil e Ensino Fundamental

Projeto: Alimentos e qualidade de vida

Escola Municipal Nellita Ramos Sabella – Educação Infantil e Ensino Fundamental

Projeto: O meio ambiente pede ajuda

Escola Municipal Mercedes Carrilho – Educação Infantil e Ensino Fundamental

Projetos: Florindo a escola; de onde vem o leite que bebemos? Horta em formas geométricas

Escola Municipal Professora Odila de Souza Teixeira – Educação Infantil e Ensino Fundamental

Projeto: O mundo animal

Escola Municipal Ney Braga – Educação Infantil e Ensino Fundamental

Projetos: Os seres vivos descobrindo o mundo animal.

 

Escola Municipal Nice – Educação Infantil e Ensino Fundamental

Projeto: Cada um faz o que sabe

Escola Rural Municipal Manoel Ribas – Educação Infantil e Ensino Fundamental

Projeto: O que tem no sítio?

Escola Municipal Edésio Augusto Siloti – Educação Infantil e Ensino Fundamental

Projetos: Reutilizar e brincar; na infância é que se planta.

Centro Municipal de Educação Infantil Edson de Souza Albuquerque

Projeto: O leite

Centro Municipal de Educação Infantil Recanto Criança Sorriso

Projeto: Brincando de escovar os dentes

Centro Municipal de Educação Infantil Criança Esperança

Projetos: Afetividade: uma lição para a vida; Coração bondoso

Centro Municipal de Educação Infantil Professora Sueli dos Santos Henrique

Projetos: Compartilhar brinquedos por meio da socialização; Musicalização na educação infantil

 

 

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //