Sexta-feira, 04 de fevereiro de 2022
ÚVisualizada: 315 vezes
Ouvir matéria
Prêmio memorial de vivências vai coletar depoimentos de trabalhadores da cultura durante pandemia
Inscrições seguem até o dia 17 e mais de mil artistas serão premiados
A Secretaria de Cultura do Estado do Paraná, lançou o edital do Prêmio Memorial de Vivências que premia relatos de experiências durante a pandemia. Dentro da lei Aldir Blanc, serão contemplados 745 artistas do interior e 320 da capital em várias modalidades. Vários chateaubriandenses já se inscreveram e estarão participando do prêmio.
O objetivo é a premiação da coleta de depoimentos audiovisuais, em formato digital, de trabalhadoras e trabalhadores da cultura, pessoas físicas, domiciliadas no Estado do Paraná há, no mínimo, 02 (dois) anos, para compor o Memorial que registre as expressões, nas diferentes linguagens artísticas e culturais, das vivências, saberes e fazeres desses trabalhadores(as) durante o período pandêmico, como ação de fomento ao setor da cultura, nos termos da Lei Aldir Blanc.
Segundo o edital serão concedidos 1.065 (mil e sessenta e cinco), prêmios por meio do Projeto Vivências à Trajetória, em vista da contribuição feita à cultura do Paraná, no montante de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) cada, com recursos provenientes da Lei Aldir Blanc.
A inscrição será realizada até as 18h do dia 17/02/2022, por meio do sistema SisProfice, que permite realizar de forma on-line todo o processo de inscrição de propostas, habilitação documental, análise de mérito, recursos e seleção dos(as) aprovados(as).
A Coordenadora de Cultura de Assis Chateaubriand, Vera Lúcia do Nascimento, ressalta a importância da participação dos chateaubriandenses. “É uma forma muito bonita que nada mais é do que o artista estar relatando o que ele passou durante a pandemia, como ele fez para sobreviver, uma história de vida e diante de uma comissão do estado que vai estar analisando e as pessoas escolhidas serão premiadas com R$ 5 mil pelo trabalho
Serão aceitas inscrições para o Edital Memorial de Vivências nas seguintes áreas: Artes visuais; Audiovisual; Cultura Tradicional (Cultura Indígena, Cultura Afro e Matriz Africana, Caiçaras, Faxinalenses, Ciganos, Manifestações culturais étnico-culturais, Cultura de Refugiados(as), Migrantes e Apátridas); Diversidade Cultural (Manifestações culturais de gênero, Artistas de Rua, Culturas Urbanas, Hip Hop, Cultura LGBTQIA+); Dança; Ópera / Circo; Teatro; Literatura, Livro e Leitura; Música e Técnicos.
Para o proponente que não tenha cadastro como agente cultural, deverá previamente, no período de inscrições se cadastrar acessando o link: http://www.sic.cultura.pr.gov.br/cadastro/agente.php e se categorizar como agente cultural.
Marcel Micheletto assume presidência da Junta de Serviço Militar de Assis Chateaubriand
Autorizada licitação de duas novas Unidades de Saúde em Assis Chateaubriand
Inaugurado novo CRAS em Assis Chateaubriand com o nome de Padre José Aparecido Bilha
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.