Terça-feira, 13 de maio de 2014
Visualizada: 503 vezes
AMOP est? sendo representado por 30 prefeitos
Ouvir matéria
Da Assessoria
Sob a liderança do prefeito de Assis Chateaubriand e presidente da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), Marcel Micheletto, mais de 30 prefeitos e prefeitas da região Oeste participam de terça-feira (13) a quinta-feira (15) da 17ª Marcha de Prefeitos a Brasília, uma iniciativa da CNM (Confederação Nacional dos Municípios).
Nesta segunda-feira (12/5), Marcel foi o único presidente de entidade regional convidado a participar de uma reunião preparatória, no Centro Internacional de Convenções, que contou com a presença do presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, e presidentes de 27 entidades estaduais. Ele esteve ao lado do presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), o prefeito de Nova Olímpia, Luiz Sorvos, e o tesoureiro da CNM, Juarez Henrichs, na discussão dos temas que serão debatidos durante o evento.
A expectativa é que estejam em Brasília mais de quatro mil prefeitos de todo o Brasil. "Essa deverá ser a maior Marcha da história", aposta Marcel. Segundo ele, existe a expectativa, porém tímida, de que a presidente Dilma Rousseff participe do primeiro dia de atividades. Na quarta-feira, são esperadas as presenças de demais presidenciáveis, como Aécio Neves e Eduardo Campos, entre outros.
A principal reivindicação é quanto à necessidade de reajuste da mais importante fonte de arrecadação das prefeituras, o FPM (Fundo de Participação dos Municípios), bem como o ISS (Imposto Sobre Serviços), além de uma distribuição mais ampla de recursos advindos de movimentações bancárias feitas por cartão de crédito. Hoje, a maior parte desse tipo de tributo é recolhida a um só município, Barueri, em São Paulo.
Oficializar a proposta de um novo Pacto Federativo é outra ambição do evento, além da retomada de discussões sobre a divisão dos royalties de petróleo. "Os prefeitos enfrentam várias dificuldades. Estamos tirando leite de pedra e sendo muito onerados, enfrentando distorções gravíssimas que comprometem a capacidade de investimento em uma cidade. Hoje, tocar um município está cada vez mais difícil, pois recaem aos prefeitos obrigações que não são suas, como transporte escolar, saúde e segurança", diz Marcel.
Prefeito Marcel Micheletto recebe recursos para renovação de frota de maquinários
Micheletto recebe representantes do IAT para tratar do Aterro Sanitário de Assis Chateaubriand
Município de Assis Chateaubriand convoca candidatos para PSS
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.